domingo, 26 de dezembro de 2010

entrevistei Adam, que depois de oito anos de Flamengo, saiu do clube muito injustiçado, no meio do nada.. sempre foi capitão, e de repente, dispensado. Essa história, de um grande jogador, atualmente em um clube de São Paulo e com passagens pelo Sendas, você confere abaixo, com exclusividade.


conta um pouco da sua carreira.. dificuldades, obstaculos que passou..


R: eu comecei a jogar no flamego aos 6 anos de idade no chupetinha no futsal . Joguei com alguns atletas que hj estão aparecendo na mídia como diego maurício ... enfim no pré mirim fui para o campo , mas não deixei o futsal . Ganhamos alguns títulos no futsal , no campo teve um capeonato que eu fui o considerado o melhor volante Campeonato Jornal dos Esportes . As coisas começaram a ficar mais difíceis a partir do mirim , a maioria dos atletas começaram a crescer e pegarem corpo e eu fiquei pra traz .. e fora a questão de empresário, eu não tinha .. Eu sempre me dediquei ao máximo , me privei de muitas coisas assim como todo atleta tem de abrir mão pra conseguir alcançar os objetivos . Sempre fui pontual , nunca fui indisciplinado .. Todos os técnicos , professores sempre gostaram de mim .


e acha que isso te atrapalhou?


R: eu acredito que sim, eu comecei a ir para o time reserva , começaram a entrar atletas mais altos e mais fortes pra jogarem na minha vaga !!


profissionalmente, como ficou sua carreira?


R: Eu me via como um atleta pouco visto , deixado um pouco de lado . Na época que íamos disputar o PSTC no Paraná , eu não fui convocado , levaram atletas de 93 ... Eles não foram bem , perderam logo no início . Depois que voltaram o Diretor da base disse para mim e outros atletas que tbm não tinham ido que a gente ia jogar pq quem foi não representou o clube adequadamente , fizeram besteira na questão disciplinar ... Quer dizer , ficamos felizes .. Mas na mesma semana o mesmo homem que disse isso mandou todos nós embora .. Ele não sabia nem quem eu era !!


como foi esse dia pra você? como encarou esse momento?


R: Meu chão sumiu , eu não sabia o que fazer .. passei 1 mês muito chateado .. Pensando em parar , mas minha família sempre me apoiou muito e não deixaram isso me afetar , eu não fui mandado embora por motivos claros , eu não soube pq .. Disseram que era por questões técnicas , mas seu eu não fosse bom tecnicamente eu não teria ficado 8 anos no flamengo ! Sendo capitão , jogando sempre na categoria de cima!


e depois disso, como ficou sua carreira?


R: eu fiquei uns 2 meses parado , mas no fim do ano de 2007 eu fui para a Sendas E.C que haviam na época alguns técnicos que trabalharam comigo no flamengo que tbm tinham sido demitidos ! Eu fui super bem acolhido , no ano seguinte eu já estava compondo o grupo 91 disputando a copa-rio realizada ali mesmo na Sendas !!


e me disse que ficou oito anos no Flamengo, uma vida toda lá dentro.. cresceu lá.. como foi ser dispensado, com tanto tempo de Flamengo, sem estrear no profissional?
 
R: foi como perder um pedaço do corpo , era um sonho que eu sempre tive .. tinha a gávea como minha casa , passava mais tempo lá do que na minha própria casa . Eu agradeço ao flamengo por ter me ensinado tudo que sei , por terem me dado a base que eu tenho . Nessa questão eu sou grato a eles ..

e como tá sua carreira, atualmente?

R: Eu passei os último ano jogando em SP no Pão de Açúcar , consegui ir para lá por ter me destacado aqui no Sendas , junto com mais 5 jogadores .. . Eu sai daqui como capitão do juvenil , cheguei lá para disputar 2 campeonatos internacionais pelo juniores com os atletas 91.

como foi essas mudanças?

R: foi maravilhoso, outros costumes , outro estilo de jogo . Um aprendizado maravilhoso .. desenvolvi alguns aspectos físicos , técnicos ... 
 
e na sua carreira, qual foi o momento mais especial que passou?

R: No começo quando eu me destaquei na Copa Jornal dos Esportes , saiu documentários meus no jornal me elogiando , as pessoas me reconheciam .. Foi uma coisa maravilhosa !

e o pior?

R: com certeza foi a dispensa do time de coração , o jeito que me mandaram embora .

com oito anos de Flamengo, acha que a história poderia acabar de outra maneira?

R: Com certeza , hoje eu vejo atletas que estão sendo valorizados pelo clube e eu imagino que poderia ser eu ali, eles me ensinaram o que sei e desperdiçaram um atleta que com certeza faria tudo ao ser poder para honrar aquele escudo, aquela camisa !! Mas eu não guardo rancor nem raiva pelo que aconteceu , eu to vendo que no mundo do futebol é cobra engolindo cobra. Aquilo me mostrou um sentimento que eu NUNCA mais quero ter na minha vida , e isso me dá forças para lutar cada dia pra que não aconteça nunca mais . Apesar do que houve eu ainda continuo sendo flamenguista ! 

e qual é a importancia de ser capitão, desde cedo?

R: na minha opinião nos ensina a ter um espírito de liderança e de comprometimento enorme . Mas não precisa ser capitão para demonstrar isso . Eu sou assim , tenho isso comigo, sendo capitão ou não !

e nesses anos de futebol, qual foi a lição que o futebol te deu?

R: Que temos que nos doar ao máximo , todos os dias se quizermos realizar nosso sonho, quando perco não sou o pior do mundo assim como quando ganho não sou o melhor do mundo . Tudo depende do trabalho juntamente com a sorte.

como seria um 2011 perfeito?

R: Seria com um bom início de campeonato , com uma boa visibilidade , sem lesões com pessoas que me valorizem ao meu lado . Seguido como uma boa proposta profissional e uma solidificação no profissional de uma equipe com uma boa expressão !

idade: 18 anos
posição: volante

Adam, de azul.

sábado, 25 de dezembro de 2010

falei com Reinaldo, goleiro do juvenil do Flamengo, há 5 no Flamengo, é mais um exemplo de garra, superação, raça e amor a camisa..um grande goleiro, que ama o Flamengo e tem muito potencial, tem tudo pra dar muitas alegrias a nação rubro negra, e entrevistei ele, em uma matéria sensacional, com um goleiro de muito caráter e potencial, e a entrevista você confere abaixo!


conta um pouco da sua carreira até agora.. dificuldades, apredizados...


R: eu comecei na escolhinha do Flamengo de Nilópolis, em 2003, ai em 2005 fui chamado para defender o clube, sempre tive como difulcade a distancia do CT até em casa, e até por isso moro com a minha avó, estando longe da minha família.


e acha que todo esse esforço vale a pena?


R: começou a da resultado nesse ano de 2010, por que antes eu não jogava.


tá há cinco anos no Flamengo, e nesse periodo de tempo.. qual foi seu melhor momento com o manto?


R: acredito que foi no meio desse ano, onde tivemos um torneio para o time 94, e fui muito bem, mas acabamos ficando na semi final .


o que significou esse campeonato pra você?


R: acho que a recompensa de muito trabalho, porque fiquei como disse antes, 4 anos sem jogar, mas sempre trabalhando sabendo que minha hora ia chegar, se não fosse no Flamengo, seria em outro lugar, mas que eu taria que ta pronto, graças a Deus foi no flamengo, por isso significou muito para mim.


e por que acha que ficou quatro anos sem jogar?


R: acho que porque não era o meu momento, faltava evoluir em alguns aspectos.


e nesses quatro anos, pensou em sair do Flamengo?


R: ah, eu pensava em jogar, em adquirir experiência de jogo, mas também sabia que o treinamento de goleiro do Flamengo é melhor que a grande maioria dos outros clubes, então sair acabaria sendo pior para mim . 


acha que esse tempo sem jogar foi tempo perdido?


as vezes olhando para trás vejo que se eu tivesse jogando desde que eu entrei no flamengo hoje eu estaria numa forma bem melhor, mas nesses 4 nao perdi tempo, por que como sempre estava me dedicando então de alguma forma também estava evoluindo.


e como foi entrar em campo, depois desses 4 anos?


R: uma sensação nova e diferente, e muito boa, pois foi a redompensa de muito sacrificio . 


e temeu, sair do Flamengo, sem jogar uma partida sequer?
 R: eu cheguei a jogar, mas somente 4, nesses 4 anos, mas foram jogos que atuaram o time "reserva", nao temia porque na minha cabeça se eu fosse dispensado seria o melhor para mim ali, ja que nao tava sendo aproveitado.


e hoje, ta feliz no Flamengo?


R: sim, ganhei respeito da comissão tecnica e dos jogadores através das minhas atuações, isso me deixa contente.

e com o trabalho que tá sendo feito, quando acha que pode estrear no profissional? 

R: o mais cedo possível seria bom né ? haha, mas nao coloco isso como foco não, meu foco é me dedicar ao presente, fazer o que eu posso na minha categoria que hoje é o juvenil, e se for para subir pro juniores ou profissional, deixo nas mãos de Deus, ele sabe o tempo certo de tudo.

e depois de anos de Flamengo, seria uma decepção não estrear pelo profissional?

R: seria, mas é do futebol, nem todos conseguem o que querem, mas o futebol nos da varias portas, se não for no profissional do Flamengo, vai ser em outro clube. 

e todos os jogadores de base tem um sonho, de se profissionalizar e de servir a seleção brasileira.. como você vê isso?

R: eu acho isso bom, por que vira uma competição sadia, e toda competição dentro de um esporte é valida.

e as vezes, você vê que o Flamengo não dá a atenção que a base merecia?
 
R: sim, acho que deviam olhar para a base com mais carinho, afinal o futuro começa na base.

eu, para os atacantes, pergunto qual foi o gol mais marcante que eles fizeram.. agora pra você, eu pergunto, qual foi sua defesa mais marcante?

R: acho que a mais marcante para mim foi no amistoso esse ano, entre Flamengo sub 16 e seleção brasileira sub 16, onde o resultado acabou em 1x1, foi num escanteio a bola sobrou sozinho para o atacante da seleção que domino a bola dentro da area , com muita liberdade, e eu fui fechando ele, e acabo que consegui defender para escanteio.

quem é seu maior idolo no futebol?

R: eu me espelho muito no Cech, acho que é um dos melhores goleiros do mundo.

e qual é o atacante mais perigoso de enfrentar?

R: ah tem muitos, acho que o Drogba, Villa estão entre os melhores da posição.

manda um recado pra nação rubro negra..

R: a nação pode ficar tranquila ao me cobrar disposição e vontade de evoluir e vencer, isso não faltará em mim.


entrevista com Pedro Santos.

falei com Pedro Santos, da base do Flamengo, e com apenas 17 anos, já tem muita história pra contar, já foi eleito melhor jogador, já foi campeão invicto.. meio campo habilidoso, se espelha em Cristiano Ronaldo.. estaria nascendo o Cristiano Ronaldo rubro negro? Essas e outras curiosidades, você confere abaixo, com exclusividade, em uma entrevista sensacional.

conta um pouco da sua carreira.. dificuldades, obstaculos, aprendizados... 

R: meu nome é Pedro, sou nascido e criado em Barreiros distrito de Riachão do Jacuípe na Bahia, onde moram praticamente todos meus familiares e as pessoas que me viram dar meus primeiros passos e que eu sei que torcem muito pelo meu futuro ! Eu desde novinho gostei de futebol, treinava numa escolinha la na Bahia, e de la fui chamado pra jogar no real salvador um clube que ficava em salvador a 1 hr e meia de onde eu morava ! entao no começo era muito dificil pois apesar de eu ser muito novo minha mae nao tinha condições de pagar minhas passagens toda semana pra ir ao menos treinar ! mais minha rainha gurreira " minha mae " sempre dava um jeito e Graças a Deus nunca me faltou nada ! E sempre pude ir treinar pois ela começou a trabalhar de manhã e tarde e sempre chegava em casa tarde da noit.e..

como chegou ao Flamengo?

R: quando fiz 11 anos fui pro atletico paranaense . onde joguei por 4 anos, de 2005 a 2009, de la fui pro sao paulo , clube maior e onde tive mais visibilidade, de lá que fui apresentado ao Zagallo, hoje meu empresario, e ele me trouxe ao Flamengo esse ano.

apesar de novo (17 anos), ja tem muita rodagem.. quais sao as vantagens e as desvatagens disso?  

R: sempre foi dificil , sai de casa muito cedo e muito precoce, tive que abrir mão de muita coisa, por exelmplo minha familia.. Morro de saudades de meus familiares . Já pensei muitas vezes em desistir mas eu sei que essa profissão que eu escolhi requer muito sacrificio e eu nao vou desistir jamais ! as vantagens também são muitas, tive muitas alegrias, como por exemplo em 2008 fui eleito melhor jogador sub-15 do brasil , na competição em Londrina - PR onde se encontraram os principais clubes do Brasil ! Mas já tentaram me vender, e tive inumeras propostas de outros clubes, enfim, como eu era muito novo eu não entendia certas coisas. Hoje eu sei que tenho que seguir ao que sou apto. me sinto abençoado por conseguir chegar até aqui, e agradceço a Deus, aprendi muito, pois fora de casa existe uma liberdade maior, mas tambem foi bom pois adiquiri responsabilidade, e eu tenho meus ideais, e os sigo! E espero sempre mais, afinal é pra isso que me esforço tanto. Eu também nunca pensei que um dia iria sair do atletico . " pelo menos ate chegar ao profissional " pois era um clube em que eu tinha um certo respeito , e todos me conheciam e gostavam de mim , enfim eu me sentia muito a vontade lá .. minha mãe foi morar lá comigo e tudo mais ! Penso que no meio do futebol não se pode confiar em todo mundo, é um meio muito sujo, e por motivos de promessas não cumpridas sai de lá e fui pro São Paulo, onde tive mais visibilidade, foi bom que ganhei experiencia, e me permitiu ter uma visão mais abrangente sobre o futebol brasileiro, e tive contato com grandes jogadores o que foi um "incentivo", hoje meu empresario e o zagallo que me da total confiança e é uma pessoa que admiro muito e foi através dele que vim pro Flamengo. 

e nesse periodo no Flamengo, qual foi seu melhor momento aqui? 

 R: cheguei foi muito complicado , pois o flamengo e um clube muito diferente dos outros 2 em que eu joguei em termos de estrutura e tudo mais, mas o Zagallo me deu toda a estrutura possivel pra poder seguir em frente aqui, meu momento mais feliz aqui foi o campeonato estadual em que fomos campeoes sub 17, e mesmo não tendo muitas oportunidades, fiz o gol na semi final contra o Vasco,  e o mais importante , na grande final na gavea contra o Botafogo, onde minha familia estava presente . pai mae , Zagallo e amigos ! Fiz o primeiro gol da final onde ganhamos de 2 a 0 , e nos consagramos campeões carioca invictos sub 17, e sem contar que sou flamenguista de coração... meu sonho sempre foi jogar aqui , e hoje esse sonho virou realidade, e espero cada vez mais subir e servir o profissional do Mengão ! 

e o pior momento, quando foi?

R: na mudança de tecnico , quando perdi o espaço e fiquei praticamente o campeonato inteiro na reserva , tendo oportunidade apenas nas finais onde Graças a Deus soube aproveitar e fui decisivo ! 

você me contou o melhor e pior momento.. agora me diz o melhor e pior jogo.

R:  jogo que eu me senti mais importante pra equipe foi o jogo da final contra o botafogo , onde fiz o primeiro gol e dei meu maximo pra sairmos vitoriosos , com bastante personalidade garra e determinação que é a cara do Flamengo !  E o pior foi um jogo que eu entrei no segundo tempo e com cinco minutos de jogo fui expulso.. não me lembro muito bem o adversário, mas foi uns 5 x 0 pra gente..

e nesse tempo de Flamengo, qual foi a lição que o clube te deu?

R: que jogar no flamengo nao e o mesmo que jogar em qualqer outro clube do brasil ou ate do mundo , a pressao existe ja nas categorias de base , e temos que dar nosso sangue pra sermos dignos de vestir esse manto sagrado !

e com o trabalho que tá sendo feito, acha que vai tá apto a estrear no profissional quando?

R: devido a situação em que o flamengo se encontra , meu empenho minha vontade diária nos treinamentos , e a confiança que o zagallo deposita em mim , me sinto desde ja preparado, assim aguardando uma oportunidade no time principal em breve !

como imagina sua estréia no profissional?

R: desde pequeno meu sonho foi jogar no Maracanã lotado , com todo apoio e toda energia dessa torcida maravilhosa , e espero que nao seja diferente e logico com o gol da vitoria e uma bela atuação ! 

escolheria um adversário?

R: Vasco, ahahah

é Flamengo desde criancinha, que nem você me disse.. como é jogar pelo clube do coração?  

R: é realmente um prazer enorme vestir esse manto tão cheio de conquistas e de historias gloriosas , me sinto orgulhoso de ser hoje um jogador do Flamengo , pois não só eu como toda minha familia é apaixonada pelo Flamengo !

se não estreiar profissionalmente, vai ser uma decepção?

R: meu sonho sempre foi jogar aqui , no mu clube de coração , se nao sor agora na minha transição de juniores pro profissional que seja ao longo de minha carreira. 

e vendo a galera subindo, Diego Mauricio, Negueba, Galhardo, te deixa mais esperançoso para uma vaga no profissional? 

R:  com certeza , sao jogadores muito talentosos que se hoje estao la foi prq fizeram por merecer !

o que a nação rubro negra, de todo o Brasil, pode esperar de você? 

R: além de muita vontade , garra e determinação, personalidade com todas minhas qualidades que são drible, finalização e criatividade !

", nunca estou totalmente satisfeito,  sempre quero mais e mais na medida do possivel !"


 

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

falei com Lucas Farias, jogador da base do São Paulo, e com passagens constantes pela seleção brasileira.. lateral direito, jovem e habilidoso, tem tudo pra ser um grande jogador. Bati uma bola com ele, que você pode conferir abaixo, com exclusividade.

conta um pouco da sua carreira.. dificuldades, obstaculos, aprendizados..

R: comecei a jogar futebol com 5 anos, numa escolhinha, depois com 7 me mudei pra outra chamado Chute Inicial, do Indio, em Pirituba, ai teve um ano, que um outro Chute Inicial, do Serginho (Fraudinha) ia fazer uma viagem pro Chile, ele era de Osasco, ai pediu alguns jogadores emprestados pro Indio, e eu tava no meio e viajei.. e acabei me destacando, ganhei o premio de melhor jogador e tal, ai ele me prometeu que ia me levar pra fazer teste no São Paulo, e eu fiz teste com o Toninho e com o Silva, e to lá até hoje.. no inicio eu treinava duas, três vezes por semana.. os treinos eram no Morumbi, depois passaram pra Cotia, sempre me dedicava muito, e cheguei preparado pro ano do infantil.. alcancei a seleçao brasileira, ganhei a copa nike no Brasil, e a copa nike na Inglaterra, que foi o Mundial, já fui onze vezes convocado pra seleção, mas mantendo os pés no chão, sei que estou na frente de muitos, mas é continuar trabalhando, pra aproveitar as oportunidades que possivelmente virão, porque to desde meus 11 anos no São Paulo.

e nese tempo todo, qual foi seu melhor momento lá?

R: foi no campeonato paulista, e na época do mundial, no mundial fui capitão do time, tinha o papel importante de liderar, de motivar o time, e também na parte tática, claro, jogava mais como ala, que é a posição que mais gosto de jogar, solto, livre pra subir, ai no paulista desse ano, o tecnico gostava bastante quando eu apoiava, e me pedia isso também, pois sempre foi meu forte apoiar, me tornando um ponta, ou seja, jogava do jeito que eu gostava, e por isso que eu conseguia desenvolver meu melhor futebol até o momento.

qual é a importância de ser capitão?

R: ser capitão é muito importante, porque você é responsavel por muita coisa, é tipo a pessoa mais proxima do treinador, que leva a mensagem pro grupo, você tem que colocar respeito, tanto com os outros, e você tem que respeitar muito também.. porque você fica numa situação que qualquer erro pode ser crucial, mas eu gosto, eu tenho esse perfil, de levantar, de liderar o grupo, de guiar.. eu sempre fui capitão, e isso me amadurece muuito. A profissão de jogador de futebol amadurece muito, já amadurece naturalmente, não precisa ser capitão pra amadurecer, é claro que você amadurece mais rápido, pega experiencias em algumas coisas, mas pelo fato de você tá ali, correndo, "sofrendo", já faz você amadurecer nesse aspecto.

me contou os melhores momentos.. e os piores?

R: acho que foi quando eu cheguei da seleção, numa semi final de paulista, final de ano, logo após o torneio da NIKE nos EUA, já tava muito cansado, tanto psicologicamente como fisicamente, meu corpo precisava descansar, e acabei ficando mais ou menos essa semana, sem estar no meu ritimo ideal.

e a emoção de ser convocado, como é?

R: nem eu sei, não tem como explicar, nem eu sei, haha, é o topo, não tem mais pra onde subir, é só continuar.

e com o trabalho que tá sendo feito, quando acha que pode estrear pelo profissional?

R: agora o São Paulo tá com o projeto de aproveitar mais os muleques da base, e espero ter minha oportunidade, e se tiver, com certeza vou aproveitar.. e o São Paulo que vai me levar a seleção, que é uma questão de tempo, é uma questão de estar bem, de surgir bem, de estourar bem, que as coisas vão acontecer naturalmente.

e com o trabalho que tá sendo feito, quando espera ter sua chance?

R: tá saindo em algumas materias que eu terei chance esse ano.. não sei, não tem como responder.. porque é de acordo com a necessidade do profissional.. relativo...

o São Paulo tem uma grande estrutura.. até que ponto a estrutura é importante?

R: ela te dá auxilio pra tudo né.. alimentação, alojamento.. tudo o que fornece, fica na obrigação ou no direito de retribuir.. como? jogando futebol..

quem é seu maior idolo?

R: Romnaldoo.. da posição Daniel Alves. Sou fã do Ronaldo por tudo que ele representa, eu tenho ele como idolo, pelos momentos dificeis que supera, pela pressão que fazem em cima dele, e sai com facilidade, pela personalidade, por um todo, não por ser só um atacante.. mas por ser uma referência..

como imagina sua estréia no profissional?

R: não imagino.. é uma coisa muito grande pra se imaginar..

e qual é seu estilo de jogador? comportado dentro e fora do campo, ou badalado fora das quatro linhas? ate onde a imagem é importante?

R: não gosto de ir em baladas.. é claro que tem a hora de se divertir, com pessoas que você gosta, mas sem beber, fumar, o seu corpo é sua ferramenta de trabalho, não podemos quebra-lo dentro de campo, se você tá ali, é porque é diferenciado.. você tem que ser pensar diferente de todos, pra se tornar diferenciado no mundo do futebol..

o que a torcida do São Paulo pode esperar de você?

R: pode esperar que farei tudo com muita vontade, com muito prazer, com muita qualidade, e principalmente, com muito amor a camisa.. podem ter certeza que serei essa pessoa e vou ajudar o time a conquistar varios campeonatos..

entrevista exclusiva com Luiz Antonio, do CRF

de 7 pra 8 anos de Flamengo, Luiz Antonio é sinonimo de raça, vontade e disposição. Com frequentes chamadas pra seleção, o volante dos juniores rubro negro é mais um, que, se aproveitado da melhor maneira possivel, pode dar grandes alegrias a torcida rubro negra, e vai ser um grande jogador, vitorioso e com muito empenho. Minha entrevista exclusiva com Luiz Antonio você confere abaixo.


conta um pouco da sua carreira.. dificuldades, obstáculos, aprendizados...


R: pow comecei jogando salão por um time lá perto de casa ,depois passei por social ramos e madureira ate chegar o Flamengo, dificuldade sempre tive ,desde pequeno sempre joguei em time de porte medio e para chegar ate aqui aonde eu estou ,passando obstaculos, como querer parar de jogar futebol e com a perda dos meus avos que foi difícil e com isso tudo aprende a nunca desistir do seus sonhos e dos seus objetivos e Deus esta vendo e trabalhando serio todos dias ,uma hora sua vez chegar e a minha chegou graças a Deus. 


tá ha muito tempo no Fla... e nesse periodo, qual foi o seu melhor momento com o Flamengo?


R: tive alguns momentos muitos bons ,mais o melhor foi esse ano ,q eu fui pra seleção sub-20 tres vezes esse ano.


como que é a experiencia de vestir a amarelinha?


R: muito bom ,jogar com os melhores do brasil eh muito bom ,vc aprender muito com eles e vc ficar mais experiente um pouquinho, sempre qus chegar lá e esse ano consegui esse objetivo foi um prazer vestir essa amarelinha.


e acha que essa experiencia pode te ajudar em uma chance no profissional?
 
R: vc jogando com os mlks q são do profissinal e vc sendo juniores, isso te ajuda a aprender com eles ,a saber como eles pensam pra qndo eu tiver um chance no profissional e aproveitar a chance, ajuda muito sim.

e o pior momento, foi quando?
 
R: no juvenil e eu estava no terceiro do Flamengo, treinava separado, sem chance nenhuma de jogar, foi ai que o treinador um dia quis me dar uma oportunidade, foi ai que joguei, e aproveitei a chance, e to aproveitando ela até hoje, a cada dia da minha vida, essa chance que tive aproveitei com muita força de vontade.

pensou em sair do Flamengo, pela falta de oportunidade?

R: sim ,por eu saber q era melhor q muitos q estavam lá jogando no meu lugar, eu o treinador fazendo sacanagem cmg, tinha muita panela lá dentro... hoje em dia diminuiu muito, mas ainda tem um pouco.. qual clube que não tem panela? Só que uns tem muuuita, fora do normal, e outros tem pouca, que o clube consegue controlar a situação...

com o trabalho que tá sendo feito, espera estrear no profissional quando?

R: se ocorre tudo bem ,aqui no brasileiro ,eu tenho o objetivo de esta ano q vem na pre temporada do profissional e estreiando no carioca do ano q vem se Deus quiser, imagino minha estreia em um classico contra Vasco, Fluminense ou Botafogo, jogos importantes, gosto de jogar jogos assim

manda um recado pra torcida do Flamengo..

R: o recado é que a nação pode esperar muita raça, esforço, amor e paixao.


quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

entrevista com Jairo, goleiro da base do São Paulo

falei com Jairo, goleiro da base do São Paulo, com um histórico invejável a todos os goleiros. Ele possui nove convocações pra seleção em um periodo curto de tempo. Com grande carater, humildade e personalidade, me contou sobre sua carreira, detalhes e curiosidades, e por enquanto, muito vitoriosa..está há seis anos no São Paulo e minha entrevista exclusiva com Jairo e você confere abaixo, com exclusividade, em mais uma novidade do Blog Jóias do Futuro.

conta um pouco da sua carreira.. dificuldades que teve, obstáculos, aprendizados..


R: comecei com 6 anos num time da minha cidade chamado Primavera , fiquei lá 5 anos .. depois fui convidado pra ir jogar na escolinha do São Paulo " mundo bola " fiquei la uns 3 meses ..  ai o treinador do são paulo clube mesmo , me viu jogando em uns dos jogos que teve na minha cidade .. fui convidado pra jogar no são paulo , so que eu tinha que ir pra São Paulo 3 vezes por semana e na época meus pais não tinha condições de me levar 3 vezes na semana , minha mãe conversou com o treinador e ele deixou eu ir 1 vez por semana ! Mas como o tempo foi se passando eu tive que começar a ir 2 duas vezes na semana ! Minha familia passou grande dificuldades , porque não tinha dinheiro pra ficar me levando  .. mas meu pai Adalto e minha mãe Luciane .. nao abaixaram a cabeça , eu cheguei pensar comigo mesmo em parar de jogar , porque não tava tendo mais como eu ir pra sao paulo ! Meu pai e minha mãe sao as pessoas mais importantes em minha vida ! continuei indo pra sao paulo no morumbi era na época treina , fiquei dois anos indo pro morumbi , ai o treinador de goleiro me chamou pra ir treinar com ele em Cotia , eu tinha 13 anos , e os goleiros eram todos de 16 pra cima , eu era o mais novinho ! ai no decorrer do tempo eu fui evoluindo até que chegou o ano de campeonato Sub 15 .. disputei o primeiro campeonto em votorantim , nesse campeonato tive uma boa atuação e fui convocado pra Seleção Brasileira , depois teve Brasil Japão , Copa nike , e Copa Nike MUNDIAL ! que fomos campeões em cima do Werdem Bremem da Alemanha .. nisso fui sendo convocado pra seleçao brasileira .. fui convocado pro Sul-americano sub 15 com a seleçao , faltando 4 dias pra irmos viajar pra bolivia , torci meu juelho , tive que operar o Minisco .. isso me deixou arrasado , nao tive mais vontade de fazer nada , fiquei muuuito desanimado ! mais graças a DEUS , meus pais não me deixaram desamparado , voltei pro sao paulo pra ficar tratando , fiquei um mes e meio na fisioterapia e voltei a treina com dor , porque tinha as duas finais do paulista que eu queria jogar de qualquer maneira , tinha dia que eu nao aguentava mais de dor mas tava treinando ! Acabou o campeonato , fiz uma nova ressonacia magnética , tive que operar porque no entanto eu nao tinha operado tinha so tratado normal ! Operei e fui convocado novamente pra seleçao brasileira !  Ja tive 9 convocaçoes pra seleçao brasileira , isso é uma alegria tremenda que não tem explicação !


e com essa lesão que teve, que nem você falou, te deixou arrasado, desanimado, as vesperas daquele campeonato..como foi ser cortado por lesão?

R: foi uma tristeza , que até mesmo hoje as vezes eu choro de lembrar no momento que eu fui cortado ! 
 Não tive vontade de fazer mais nada ! Queria só ficar em casa , não queria voltar pro Sao Paulo ! 
 Mas quando eu pensei que eu tenho um futuro maravilhoso em minhas maos , isso me deu forças pra lutar novamente , e ter forças pra estar aonde eu estou hoje !

e depois disso, que passou com essa lesão, ja teve alguma coisa que te desanimou no futebol?

R: GRAÇAS A DEUS , naão ! já fui pra Espanha com a seleçao eu tive outra lesao tambeém, só que foi nas costas !  Era pra mim ser cortado , só que eu não desanimei , fui pro treino com dor mesmo , sem medo de nada ! E essa lesão foi do nada, tava alongando, ai de repete estalou as costas, ai comecei a sentir dores fortissimas, e nem conseguia andar de tanta dor. E treinei mesmo com dor, quase chorando, fui para um jogo treino para ver se ia ser cortado, fui com dor, mas joguei bem, graças a Deus.

e me disse que já foi convocado 9 vezes, com apenas 16 anos.. qual a importância que isso tem pra você?

R: é uma importância enorme , só de ir uma , duas vezes já é importante ! Indo 9 vezes é uma importância enorme , e uma responsabilidade também né no seu clube, sempre é mais exigido , tem que ser sempre exemplo pros outros atletas

e com essas seguidas convocações na base, quando espera ser convocado no profissional?

R: quando DEUS permitir eu estar laa , eu vou estar ! Mas primeiro tem que lutar pra chegar no profissional do meu clubee né, São Paulo.

e uma grande parte dos goleiros começaram na linha... e por um acaso foram para o gol.. qual é sua historia, de como se tornou goleiro?

R: quando eu tinha 4 aninhos , eu e meu primo Jean ficamos brincando de bola , e eu tinha uma vontade imensa de ir no gol ! Ate que um dia eu tava vendo jogo amador com meu pai , e o amigo dele me deu uma luva .. haha cabiam 4 mãos minhas ! Foi ai que eu tive essa vontade de ser goleiro ! 

eu costumo perguntar sempre qual foi o gol mais marcante, e pra você, qual foi a defesa mais marcante?

R: foi contra o internacional , em votorantim ! Uma bola rasteira no canto direito ! O jogo estava 0 x 0, meio que salvei o gol ! O atacante cortou 3 vezes meu zagueiro , e chutou forte no canto esquerdo ! A torcida foi a loucura. (esquerdo dele ! e direito meu)

no São Paulo tem um exemplo de goleiro, do Rogério Ceni, que bate falta. Tem esse dom também?

R: haha , as vezes eu brinco depois ou durante o treino ! Isso tem que treinar nee , vou treinar mais ano que veem !

e nesse tempo, qual foi o seu melhor momento com o São Paulo?

R:  foi ano passado , disputando copa nike no brasil e copa nike na inglaterra ! "MUNDIAL". Foi um ano maravilhoso pra mim .. tive titulos pelo sao paulo , 5 convocaçoes pra seleçao ! Foi um ano bom , mas 2011 vaai seer muuuuito melhor ! 

e já teve propostas de outros clubes?

R:  já sim , Lazio , Porto , um time da Dinamarca.

e como se sente, com essa cobiça européia?

R: me sinto muuuito FELIZ , da mais vontade de querer vencer ! Isso me da animo ! Mas tenho contrato com o São Paulo ate 2013 e pretendo ficar aqui ate encerrar a carreira , porque esse é meu time de coração.

e o São Paulo tem uma ótima estrutura, até que ponto uma estrutura é importante pra um time?

R: como podemos ver o São Paulo ta começando a colocar jogadores da base pra jogar no profissional , isso é bom .. vaai dando mais oportunidades pra nós que estamos na base ! Se DEUS quiser , jaja estao mais jogadores no profissional !

e vendo os jovens ganhar chance, deixa mais motivado quem ainda não ganhou?

R:  com certeza , sempre é bom sonhar estar no profissional do Sao Paulo ! E eu não quero deixar isso só em sonho , eu quero fazer virar isso realidade !

como imagina sua estréia?

R: haha , estadio lotado ! Eu fazendo varias defesas ! E no Morumbi..

escolheria um adversário?

R: corinthians ! hahaha

contra eles sempre tem um gostinho especial?

R: teem teem ! Rivalidade né.. classico é classico

vo te falar a seguinte situação: um clube europeu compra seu passe junto ao São Paulo e você teria que sair do clube.. qual seria sua reação?

R:  felicidade e um pouco de tristeza né ! Tem que deixar meus amigos , todas as amizades ! 

e qual e o pior atacante pra se enfrentar?

R: todos são dificeis , mais nenhum é pior ! haha

essas constantes chances na seleção, podem te ajudar em uma futura vaga no profissional?

R:  eu acho que sim , olha sempre pra seleçao né, na arquibancada tricolor já saiu alguma coisa de mim e mais 2 atletas ! Saiu assim: "Conselheiros que acompanharam a visita de Carpegiani garantem que ele gostou de outros garotos da base, como por exemplo o goleiro Jairo, o lateral-direito Lucas, o zagueiro Ailton e o atacante Patrick. Desses quatro, três – Jairo, Lucas e Alex – também foram convocados para a Seleção Brasileira." Isso teve uma importância enorme, porque mostrou que o Carpegiani tá interessado nos garotos sub 17.

o que a torcida tricolor pode esperar de você?

R:  pode esperar que em breve se DEUS quiser estarei no profissional do São Paulo ajudando a trazer titulos ! E o que depender de mim estarei me dedicando ao máximo ! 



Entrevista exclusiva com Renan - o artileiro dos golaços RESG

falei com Renan, conhecido como Renan é só golaço RESG pelos golaços que fez em sua carreira toda. Com 19 anos, é muito rodado já, e possui uma certa experiencia, passando por grandes clubes nas categorias de base, e no profissional, também já jogou, e marcou um golaço pelo São Bento. Renan, que fez dupla com Diego Mauricio nas categorias de base, é muito entrosado com ele, e espera, um dia, reeditar essa dupla no profissional, e isso a nação rubro negra também espera. Minha entrevista exclusiva com Renan, você confere abaixo, em mais uma história de superação e carater, de um menino diferenciado.


conta um pouco da sua carreira.. dificuldades, obstaculos, aprendizados, decepções.. 


R: primeiramente é uma honra estar aqui para fazer essa matéria dando essa entrevista para blog do  Novo Flamengo e sendo lembrado também... sou o Renan de Carvalho Luiz, nascido em 3/1/1991, conheci e comecei a jogar bola desde pequeno, graças ao meu pai..meu primeiro clube foi o Bangu (futsal) tinha uns 8, 9anos...em 2001 fui chamado para jogar no Flamengo...nem acreditei e não queria sair do Bangu nem por nada, perder os amigos que tinha lá, nao tinha muita noção ainda de como essas coisas de futebol, ai meu pai conversou comigo e explicou e me convenceu a ir jogar no Flamengo. Isso foi numa sexta-feira e no sábado já me apresentei no Flamengo... foi de um dia para o outro, muito rápido...tinha 11anos de idade. Me adaptei ao clube, time, conheci novos companheiros, campeonatos, títulos, experiência... 


e depois, como foi a adaptaçao no Flamengo?


R: fui me adaptando aos poucos...primeiro com o futsal e depois quando fui para o campo... naturalmente! Acho que a adaptação assim no caso que foi um obstáculo na época do Flamengo, foi extra-campo...de distancia para treinos a tarde no campo e a noite no futsal, e tinha que acordar cedo para estudar (escola) . Era uma correria só desde pequeno , mas também acabei me adptando com a rotina.


e qual importância o futsal teve pra você?


R: a importância do futsal pra mim foi a "base" essencial para começar a jogar em todos os sentidos, ajudou muito antes de ir para o campo... (a maioria de todos os jogadores ai que começaram a carreira novos passaram primeiro pelo futsal)


e sempre foi um atacante, de não só gols importantes, mas bonitos também.. qual foi o gol mais marcante em sua carreira?


R: po, meu pai queria que eu fosse lateral-direito, mas nao eu nao quis...quando fui para o campo do Flamengo comecei de cabeça de área mais avançado, depois passei para o meio-campo e enfim para o ataque que acho que me encanchei na posição melhor pra mim...rs,  tenho dois gols marcantes na minha carreira, que eu considero,  pode ser? então o 1° foi numa final da Copa Jornal dos Sports contra o Vasco, Flamengo 1 x 0 Vasco, gol meu, foi marcante porque foi o gol do título, e ainda fui artilheiro da competição, e o 2° foi na minha estréia como profissional com 18 anos, pelo São Bento de Sorocaba, disputando o campeonato paulista A-2, estava no banco,entrei e no meu primeiro toque na bola acertei um chute de fora da área, a bola pegou uma curva e entrou lá no Ângulo...que golaçoooo foi esse! Não sabia como comemorar fiquei felizão nesses 2 gols ai mais marcantes na minha carreira...jamais vou esquecer!


e como foi a sua saida do Flamengo? conta um pouco pra gente..


R: boa pergunta essa agora q vc me fez... então.. até hoje  fico questionando minha saída do Flamengo. Na semana seguinte depois de perdermos o título da Taça-Rio para Fluminense 4 x 2,  acabou o treinamento chegou um supervisor dizendo que eu estava sendo dispensado do Flamengo, sem explicações nenhuma. Depois, no dia seguinte, tive uma reunião com o diretor da base na época, ele disse que fui dispensado porque não iria ser aproveitado mais pelo treinador e só! Não esperava isso acontecer comigo...foi uma porrada na hora, no dia pra mim...não sabia o que fazer, nem falar, nem nada...só chorava muito,abraçava meus parceiros e depois me despedi de todos do clube.


e esse choro, representa o amor pelo Flamengo?


R: sabe aquela frase:"sou flamenguista desde quando nasci." ? Então.. dizem que jogador não tem time... é verdade isso, eu, particularmente, tenho um amor pelo Flamengo, e ainda tive o privilégio de jogar pelo clube.


e a sua reação quando foi dispensado foi de desespero.. e depois, como foi isso, com os familiares, amigos..?


R: a sensação foi horrível, de desespero não só para mim, mas também para meus familiares, principalmente meu pai e minha mãe, amigos, as pessoas que me acompanhavam no futebol e torciam por mim. Ninguém acreditou quando ficaram sabendo...mas fazer o que, esse é o mundo do futebol e acontecem essas coisas também...até hoje fico meio assim com esse acontecimento, mas por um lado também serve como experiência, passou já...bola pra frente!!! Quem sabe se for da vontade de Deus um dia eu volto a jogar no Flamengo né... vou trabalhar, fazer muitos gols, e realizar isso..


e depois do Flamengo, como ficou sua carreira?


R: saí do Flamengo em 2008...joguei 7 anos e meio lá. Assim que  fui mandado embora, fiquei uma semana em casa para relaxar e recomeçar. Ai na semana seguinte fui para Xerém para o  Fluminense... difícil para me readptar num novo clube, mas joguei, disputei campeonatos, mas não tava me sentido bem lá e eu mesmo pedi minha liberação do clube e saí... comecei a rodar por ai em clubes como Atletico-Mg , Cruzeiro... até que  apareceu um clube pra jogar no profissional, já ia fazer 18 anos, era o São Bento de Sorocaba. Um clube que me contratou para o profissional e me deu a oportunidade...fiz minha estréia como profissional com 18 anos e logo nela como já disse, fiz meu 1°gol que foi marcante. Fiquei 1 ano lá, longe de casa, RJ, familia, amigos, tudo...não resisti muito e voltei... Vim e me apresentei no Botafogo (juniores), joguei muito pouco não me deram muitas oportunidades, e rescindi meu contrato, mas antes fui emprestado a Ponte Preta. Depois fiquei por um tempo no clube do Sendas no profissional mantendo a forma e  treinando só.  Rodei muito por ai, fiquei fora um pouco do mercado dos clubes e de jogar também mais no juniores... mas isso tudo serve tambem de experiência pra mim nesse meio do futebol. No momento estou jogando só pelada e video game mesmo, rs. Tem horas que bate o desanimo...você vê o tempo passando muito rápido, e cada vez mais os clubes lançando jogadores novos, conhecidos meus, compnaheiros de clubes que jogávamos juntos...e você sabendo que pode estar ali também... mas não vou largar vou continuar em busca do meu sonho...minha hora vai chegar, no tempo certo de Deus.


acha que, jogando sete anos e meio no Flamengo, a historia poderia acabar de uma maneira diferente do que como ocorreu?


R: po,as coisas as vezes na vida não são do jeito que a gente quer né.. fazer o que...mas minha historia no Flamengo não acabou ainda, como eu disse quem sabe eu posso futuramente voltar a jogar lá.. mas não guardo mágoas, raiva de nada do Clube de Regatas do Flamengo, rola muita coisa que a gente vê e fica sabendo,e também pessoas (a minoria) que trabalham de uma maneira errada que acabam prejudicando alguns atletas nos clubes que tem qualidade e são sacaneados.


como seria um 2011 perfeito pra você? 


R: 2011 vai ser um novo ano na minha vida...um Renan diferente,mudado para melhor, com mais experiência de vida e com o futebol... começando no dia 3/1 completando 20 anos de idade, e de presente para começar o ano com o pé-direito, peço a Deus que me coloque em um clube para eu jogar no tempo certo e que eu possa firmar de vez profissionalmente e dar muitas alegrias a minha família, amigos e a todos...


você, ao longo da sua carreira recebeu o apelido "Renan é só Golaço" , por ter feitos vários gols, não so importantes, mas muito bonitos também.. o que pretende fazer pra honrar esse apelido?


R: esse "apelido boleirão" , rs ... quem inventou começou foi meu pai-coruja...rs, me lançou um adesivo no vidro traseiro do carro grandão: "Renan é só golaço!" fez de surpresa pra mim na época do Flamengo...fiquei meio assim mas gostei,combinou devido a sorte que eu dava de fazer golaços...rs ai foi e pegou aquele adesivo no vidro traseiro do carro grandão: "Renan é só golaço" a rapaziada viu e foi na onda pegou o apelido... ai teve uma época q ele cansou do "Renan é só Golaço" e colocou outro adesivo só que menor" R*E*S*G." ai não entendi porque ele tirou e colocou esse novo...ai perguntei pra ele o motivo e o que  significava o novo...ele disse que era a mesma coisa "Renan é só golaço" masss... só que abreviado com as iniciais "R*E*S*G". ahahahahaa e tbm pegou e ta até hoje...acabou virando meu apelido. boleirão né? rsrsrs


quem é seu maior idolo?
 
R: Deus em primeiro lugar...e da bola o baixola Romário!

o  começo no Fla, ainda no futsal.. foram quase 8 anos de Gavea, ate ser dispensado

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Conversei com o zagueiro Igor, conhecido como China, zagueiro dos juniores do Flamengo.. com passagens pelo Corinthians, me contou que sua historia do Flamengo é muito maior do que as quatro linhas, e, com apenas 18 anos (92) me contou que até já jogou volei no Flamengo. Minha entrevista exclusiva com ele você confere abaixo.


conta um pouco da sua carreira ate aqui.. dificuldades, obstaculos, experiencias...


R: no começo eu fazia escolinha aqui perto de casa . O professor me indicou para fazer um teste no Flamengo futsal com 7 anos eu fiz passei para o fraldinha mas o treino foi para o grajau e não tinha como eu ir eu estava animado aí fiz um teste no fluminense passei comecei a jogar lá fui campeão carioca no pré-mirim , no ano seguinte me chamaram pra vir para o flamengo . Po eu fiquei animado e vim para o flamengo e no mesmo ano a gente foi campeão do estadual no salão no mirim depois foi acontecendo a transição para o campo natural e como eu estudava no são vicente minha mãe prezava muito pelos estudos e não queria me colocar em qualquer escola por isso eu comecei de fato no campo só no infantil , mirim eu fiquei alternando campo e salão cheguei até a jogar volei no flamengo, infantil 2007 nós fomos campeões do estadual, no juvenil ano passado eu joguei no corinthians meu empresário quis me levar pra la, foi ano dificil em q eu sofri muito, e no final do ano passado rescindi meu contrato la em são paulo e acertei a minha volta para o flamengo, e esse ano voltei bem para o flamengo e agora torcendo para vôos mais altos .


e como foi a experiência em sao paulo?


R: a experiencia foi boa aprendi muito lá, mas tbm foi um pouco dolorosa, não estava muito feliz lá . Mas se for colocar na balança fica com um saldo positivo . Não estava muito feliz lá pq quase nao joguei, mesmo em uma fase muito boa.


e botando na balança, Flamengo x Corinthians, qual ficaria mais "pesado"?


R: Flamengo , claro meu time , desde pequeno aqui . Familia toda rubro-negra . Meu pai lutou pelo clube , minha irmã joga aqui tbm...


tá no Flamengo há quanto tempo?


R: cheguei no flamengo em 2002 saí em 2009 e voltei em 2010 . 8 anos no Flamengo.


como foi sua saida em 2009?


R:foi tranquila saí , mas deixei as portas abertas tanto q voltei depois. Sempre procurei esclarecer tudo , deixar tudo transparente e legal.


por que resolveu sair?


R: foi negócio do meu empresário q na época era a traffic, ele me explicou e deu a entender q seria melhor para mim e para a minha carreira.


e podemos dizer que nao se adaptou?


R: po não foi bem isso , pq estava até bem adaptado foram outras coisas q aconteceram q eu prefiro não falar e o q importa q eu estou feliz agora no Flamengo.


são oito anos no Flamengo né, cresceu lá dentro.. e nesse periodo, qual foi o melhor momento com o clube?


R: todo momento em que visto o manto sagrado é um ótimo momento, mas quando fui campeão no infantil e a viagem agora na eurofarma foram os melhores.


vendo os garotos ganharem chance, diego mauricio, negueba, galhardo, te deixa com mais esperanças de conquistar seu espaço?


R: com certeza, assim a gente ve q as oportunidades estão sendo dadas por isso espero a minha ainda mais esperançoso e trabalhando sempre forte . 


como imagina sua estreia?


R: Minha estreia, tudo dando certo, tranquilo, não importa o adversario, só quero jogar..
 vou te dar alguns exemplos: Pedro Beda, Kayke, Michel.. esses tres jogadores fizeram as divisoes de base toda do flamengo, mas nao estrearam no profissional.. teme que isso aconteça?


R: temer não é a palavra, mas gostaria de jogar no Flamengo . E além disso esses três trilharam suas carreiras em outros lugares e hoje em dia estão bem, e eu espero trilhar minha carreira no Flamengo.


o que a naçao rubro negra pode esperar de você?


R: dedicação, entrega e comprometimento. Sempre vou no meu limite. 



entrevista exclusiva com Ricardinho

falei com Ricardinho, um jovem meio de campo do Flamengo, que me contou algumas curiosidades sobre sua carreira e uma historia muita curiosa e engraçada, que prova para todos nós que nada é por acaso... uma história realmente que arrepia.. essas e outras você confere abaixo, com exclusividade.


conta um pouco da sua carreira.. dificuldades, obstáculos..


R: eu graças a deus tenho uma longa carreira no flamengo, tenho 9 anos de clube, muito mais alegrias do q decepção, e se hj tenho um pouco de reconhecimento q tenho eh graças ao flamengo.


e como é sua história no futebol?


R: eh muitooo curiosa, quando minha mãe estava gravida, andava ela e o meu pai, ae parou um mendigo ele estava meio manguaçado, apontou pra barriga da minha mãe e disse: esse ae vai ser um grande camisa 10 do Flamengo, e isso a minha mãe nem sabia se eu era menino ou menina. Eu fico ate arrepiado. Ai, eu jogando na rui quando era pequeno, um rapaz me viu e me chamou pra jogar futsal no river de piedade, dae eu fui bem, depois eu fui pro geração 2000 futsal também um clube por onde eu tenho um grande carinho. Depois daí a minha vida só foi pra cima, fui pro Fluminense futsal também fiquei três anos lá depois passei pro campo, ai quando passei do teste me convidaram pra ir jogar pelo Flamengo, e eu nem pensei duas vezes, sou flamenguista doente, como quase um quarto do Brasil né? rs. E estou feliz até hoje.


e a história do mendigo, influenciou na escolha?


R: sim meu pai me falava isso antes de eu jogar bola ae eu ficava com aquilo na cabeça na época eu estava jogando futsal ae eu pensei nossa como vou parar no Flamengo? Ai quando me convidaram, o Antony Santoro era o treinador, agradeço a ele e a varios treinadores que tive na minha vida, mas a ele tenho um carinho especial.  Eu no Flamengo do pré mirim ao juvenil fui número 10, espero um dia ser do profissional também, rs. e fui capitão também, acho que dessa parte o mendigo esqueceu.. rs


e hoje como tá a situação no Flamengo?


R: eu disputo vaga no time juniores do Flamengo com grandes amigos, fiz parte de todos os jogos do time no ano, revezando titularidade e banco de reserva, mas meu auge mesmo foi na Euroforma.


como foi esse campeonato pra você?


R: foi o meu melhor campeonato, tava com a confiança lá em cima, partindo pra cima dos zagueiros, ganhando todos os lances, dando várias assistencias, só faltou mesmo o gol, que a bola não quis entrar né, fazer o que.. rs, e eu joguei de meia, faltou sorte pra gente mesmo, jogamos melhor que o Santos, mas não tivemos sorte nos penaltis. Aquele campeonato me amadureceu muito.


qual foi a lição que o campeonato deixou?


R: eu sempre tive na cabeça, de fazer as coisas sem medo de errar, e esse campeonato só veio a confirmar isso.


e já são nove anos de Flamengo né, uma vida toda lá dentro.. acha que, pelo fato de estar mais tempo no clube, a chance no profissional vem mais facil, por estar mais acostumado com o que é Flamengo?


R: verdade são nove anos de Flamengo sonho todos os dias com essa chance, mas se ela não vier também acredito no meu potencial e acredito que posso brilhar em outro clube, mas claro que eu sonho em jogar no Flamengo, como toda a criança! Só em vestir essa camisa pra treinar me da um prazer muito grande, eu queria muito uma chance no profi, eu e o mendigo né? rs. 


se nao estrear, vai ser uma decepção? vai deixar de acreditar no mendigo?

R: não, claro que não, ahah sou novo ainda, mas queria saber se o mendigo tá vivo ainda, pra fazer novas perguntas pra ele, rs.


já chegou a pensar em desistir do Flamengo?


R: eu já cheguei a me questionar sobre o Flamengo, mas a desistir não, acho que esses nove anos de Flamengo não vão ser atoa, essa correria toda, essa dificuldade não vai ser em vão, tenho certeza.


como imagina sua estréia no profissional?


R: eu sonho com uma estréia com grandes lances, gols, dribles, assistencias, e muita festa por parte dessa torcida, que diga-se de passagem é a melhor torcida do planeta, e não vai existir outra não, nada se compara a torcida do Flamengo.


escolheria um adversário?


R: hahha claro, Vasco, Fluminense, Botafogo ou Corinthians, pela tradição que tem, são CLÁSSICOS. 


e nesses nove anos de Flamengo, qual foi melhor momento com o manto?


R: teve varios, fui campeão carioca infantil dentro do Vasco Barra contra o Vasco, sendo meia capitão e número 10, mas sempre com os pés no chão.. fui vice campeão do juvenil com o Rogerio Lourenço, que hoje tá no Bahia, um grande time, e joguei com o Galhardo, Eliabe, Diego Mauricio, Lucas Quintino.. e as amizades que fiz lá dentro, independente de tudo, elas vão pra vida toda.


e o pior momento, quando foi?


R: a final da Euroforma, com certeza. superei isso com o tempo, mas ainda fica aquele gostinho de ser campeão mais uma vez com o Flamengo.


já jogou com alguns jogadores que hoje tão no profissional.. galhardo, diego mauricio.. e passaram grandes momentos juntos.. bons e ruins... conta um pouco dessa relação com eles..


R: eu sempre tive uma relação bastante amigavel com os dois com o diego particulamente é um amigo pessoal e desejo toda a sorte do mundo para os dois. Ganhamos a maiorias dos classicos junto eu tenho um entrosamento excelente com o diego mauricio agente se entende muito bem. E estamos entrosados, entrosamento é igual a bicicleta, vc cria e nunca mais esquece..rs


o que a naçao rubro negra pode esperar de você? manda um recado pra torcida..


R: pode esperar muita ousadia da minha parte, na medida do possivel vou tentar ser diferente dos demais, sempre partindo pra cima com responsabilidade, e muita vontade de vencer, vou jogar por mim, mas também por essa torcida, que sou apaixonado. E mando um abraço pro mendigo.