quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A GERAÇÃO. Versão 2.0

Tudo começou com a categoria 91, 92. Os poucos remanescentes da categoria 91 (digo como exemplo Diego Mauricio, Galhardo e Luiz Antonio) integram hoje a equipe principal do Flamengo. Outros que ainda fazem parte do elenco (Carlyle, Jorbison, por exemplo) hoje estão emprestados a outras equipes. Seria uma geração perdida. Não, se dependesse dos mais novos. Da categoria 92, os campeoes da Copinha, uma safra gigante. Bons goleiros, laterais de muito qualidade, e uma zaga respeitada. Sem falar no ataque, é claro. Todos nós sabemos, que nem todos alcançam o objetivo principal, que é conquistar uma vaga no profissional, mas Luxemburgo promove, a cada dia, a ligação juniores - profissional. O que por sinal faz muito bem. Isso, sem sombra de duvidas, ajuda, cada vez mais, a fortalecer a nossa geração.
Voltando a categoria dos nascidos em 1992. O Flamengo tem atualmente, César, Rodrigo Frauches e Guilherme Negueba nascidos nesse ano representando a seleção brasileira no mundial sub 20. Cito também Douglas, grande goleiro, grande pessoa, Nixon, o artilheiro do momento, e João Vitor, que já está no profissional. Mas não vamos esquecer das saidas de Alex e Anderson, os gemeos que ganharam destaque na Copinha, sairam depois de nao chegarem a um acordo sobre renovação. Uma perda (uma não, duas), sim, fim do mundo não.
Não é o fim do mundo pois temos também a categoria de 1993. Essa categoria, que foi a base da conquista do estadual invicto (juvenil) em 2010, e que vários jogadores fizeram parte da conquista da Copa São Paulo, é uma categoria muito promissora do Flamengo. Thomás, hoje profissional do Flamengo, e um exemplo. Vem se destacando há algum tempo, e já jogou um jogo como profissional do Flamengo. O primeiro de muitos. Temos também, o lateral Digão (irmão do também lateral Felipe Longo, hoje no Operario), que assumiu, depois da saida de Alex, a posição da lateral direita. Na esquerda a mesma situação. Felipe Dias, FB, assimiu a posição após a saida de Anderson. Luiz Philipe, o Muralha, e Michel Lorran são mais dois exemplos da força dessa categoria. Na zaga, o Flamengo conta com o zagueiro Fernando, que é outra grande promessa da base rubro negra. Sem esquecer do ataque, Yguinho e Rafinha, os atacantes que também já treinam entre os profissionais. Méritos ao Luxemburgo. Sem esquecer, claro, do goleiro Caio, grande fã de Bruno, que com certeza terá o mesmo futuro dentro do Flamengo que teve o ex goleiro.
Entre velhos conhecidos e jovens promessas, um jogador chama atenção.Adryan Tavares. As constantes convocações pra seleção da categoria e as boas atuações nos juniores, proporcionaram a Adryan, interesses de grandes clubes europeus, e a chance no time principal. Adryan já foi relacionado, e espera uma oportunidade.
Por fim, queria falar para não cometerem o mesmo erro que cometeram com categorias passadas, que até disputar mundial já disputou. Uma categoria com apenas promessas. Que, se recebessem a mesma atenção que a geração de hoje em dia recebe, com certeza poderiam ser melhor aproveitados.
Acho que com essa categoria, finalmente, poderemos ter um time formado por craques, e por jovens revelações das categorias de base. Por que não?