quarta-feira, 18 de maio de 2011

entrevista com o atacante Guilherme, ex Flamengo e atualmente na Europa.

Guilherme, que fez 24 anos esse mês, é um jogador, que saiu do Flamengo nos juniores, muito cedo, e foi rumo a Europa, para buscar a oportunidade que o Flamengo não o deu. Ficou sete anos no Flamengo, passando por momentos bons e ruins, mas todos muito marcantes. Conversamos sobre diversos assuntos, que você confere abaixo, na integra, em mais uma entrevista com um bom jogador formado no Flamengo, e que tem muita história pra contar.


"só acho que merecia uma explicação melhor sobre minha saída, até hoje me pergunto porque sai.. vivi sete anos da minha vida no Flamengo e sai sem ter um motivo.."


conta um pouco da sua carreira até então, dificuldades, obstaculos, aprendizados...


R: dificuldades desde o inicio no Flamengo até hoje aqui na Hungria né, mas todo esse tempo de bola serviu pra aprender muitas coisas que vou levar pra vida inteira.. vou tentar resumir um pouco. Jogar no Flamengo foi muito bom, um sonho, saí de uma cidade pequena no interior do Espirito Santo com apenas 12 anos de idade pra morar sozinho e ter que  me virar em uma cidade como o Rio de Janeiro. Tive muito sucesso principalmente nos primeiros anos de clube, sendo campeão, artilheiro e fui convocado pra seleção. Foi lá que fiz meu primeiro contrato profissional, mas infelizmente não pude dar seqüencia. Mas foi muito bom, aprendi muito, trabalhei com muita gente boa e até hoje meus 7 anos de Flamengo me ajudam a conseguir bons contratos. Depois do Flamengo fui para o Coritiba, e lá fui feliz demais. Me deram muito valor, muito pelo motivo de ter passado tanto tempo no Flamengo. Joguei 2 anos lá e fiz parte do grupo campeão do paranaense 2008, mesmo tendo jogado só 1 jogo aprendi muito.


e depois de sete anos de Flamengo, acha que o clube poderia ser mais atencioso, ou te dar mais chances, oportunidades, já que ficou sete anos lá, sendo artilheiro e convocado?
 

R: é complicado falar isso, até hoje não sei direito porque sai de lá.. então, até o ano do juvenil eu era uma das grandes promessas, fui campeão no mirim, sendo artilheiro, convocado... dai quando cheguei no juvenil as coisas começaram a mudar. Chegou um treinador novo que não conhecia ninguém e acabei perdendo espaço,mas fui reconquistando com o tempo, fomos campeões também no juvenil e eu inclusive fiz o gol do titulo mesmo entrando no segundo tempo. Subi pros juniores com moral por causa desse gol, e assinei um contrato profissional de três anos, mas acabei só cumprindo um. E acabei rescindindo, e até hoje não sei direito o motivo.. meu empresario dizia que o Flamengo não me queria mais, mas o treinador do junior que  era o Adilio me disse que eles queriam renovar, mas meu empresário da época estava pedindo muito dinheiro, acabei sem saber direito o que aconteceu e acabei saindo.


e depois do Flamengo, como ficou sua carreira?


R: ótima, melhorou bastante, no Coritiba fui muito feliz... só não me firmei por lá porque  quando subi pro profissional o time tinha subido pra primeira divisão e contrataram muitos jogadores e já tinha uma safra forte de jogadores jovens jogando (Keirrison, Henrique, Marlos, Pedro Ken etc), mas fui muito bem nos juniores lá.. tanto que o presidente do Honved da Hungria que foi pro Brasil buscar jogadores jovens acabou gostando muito de mim e me comprou pra vir pra cá. Não pensei 2 vezes até porque  estava difícil ter oportunidade no Coxa e com 21 anos vim me aventurar aqui pela Europa.


você está desde a sua saida do Coritiba na Europa.. a experiência de jogar em outro continente, como tá sendo?


R: tá sendo bem dificil, o futebol aqui é muito diferente. Acabei tendo dificuldades no inicio pra jogar do jeito que eles gostam, acabei mudando de posição mas tambem foi super proveitoso pra mim. Agora já vai fazer três anos que  estou aqui, me adaptei totalmente no jeito que eles gostam de jogar e me sinto preparado pra esse novo desafio que vou ter a partir da próxima temporada.


você ficou até os juniores do Flamengo, ficando sete anos lá.. ficou triste, em sair a um passo de estrear profissionalmente?


R: com certeza né... era um sonho de criança, mas não deu certo, sinto falta de vestir a camisa do Flamengo, mas também não sei, se eu ficasse lá por mais tempo teria as coisas que tenho hoje, então, bola pra frente.


você, como formado no Flamengo, acha que a base merecia ser mais valorizada?


R: com certeza, eu sou de 1987, mas já joguei com o pessoal de 86 também...fomos campeões em todas as categorias e só uns 2 ou 3 jogadores no máximo foram aproveitados da nossa época. Mas não guardo mágoas não, até porque sempre fui muito bem tratado no Flamengo, e muita gente ficou surpresa com minha saída, só acho que merecia uma explicação melhor sobre minha saída, até hoje me pergunto porque sai.. vivi sete anos da minha vida no Flamengo e sai sem ter um motivo..


o que o Flamengo representa pra você?


R: representa o inicio da minha carreira, foi o clube que me abriu as portas, foi onde eu aprendi muitas coisas que vou levar pra sempre enfim,queria ter tido a oportunidade de dar um retorno maior pro clube, quem sabe no futuro eu possa ter essa oportunidade. O mundo da voltas, nunca se sabe...





6 comentários:

  1. ótima entrevista, parabéns =).

    sucesso pro Guilherme. =)

    ResponderExcluir
  2. Qual é o clube dele? Que País ele joga?
    Matéria legal, alias, todas são ahahha
    @roosenbawer

    ResponderExcluir
  3. é a vida nois surpreende as veses mais jamais podemos deixar de sonhar é isso ai bola pra frente , excelente entrevista :D
    @MlkJunior_09

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista o @NovoFlamengo está de parabéns, acho que todos gostaríamos de saber mais sobre esta saída que nos traria ótimos fruto hoje, porém nem tudo é como queremos, que esta matéria sirva para o Flamengo ver que o nosso futuro e principalmente o presente está na base é a juventude e a garra que nos falta em campo! @alexiiiagama aqui!

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, o flamengo como sempre revelando craques, como adriano, julio cesar, guiulherme e muito mais! e ainda tem as promessas da base com adryan!!!!! parabéns flamengo!!

    ResponderExcluir