quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Entrevista exclusiva com Renan - o artileiro dos golaços RESG

falei com Renan, conhecido como Renan é só golaço RESG pelos golaços que fez em sua carreira toda. Com 19 anos, é muito rodado já, e possui uma certa experiencia, passando por grandes clubes nas categorias de base, e no profissional, também já jogou, e marcou um golaço pelo São Bento. Renan, que fez dupla com Diego Mauricio nas categorias de base, é muito entrosado com ele, e espera, um dia, reeditar essa dupla no profissional, e isso a nação rubro negra também espera. Minha entrevista exclusiva com Renan, você confere abaixo, em mais uma história de superação e carater, de um menino diferenciado.


conta um pouco da sua carreira.. dificuldades, obstaculos, aprendizados, decepções.. 


R: primeiramente é uma honra estar aqui para fazer essa matéria dando essa entrevista para blog do  Novo Flamengo e sendo lembrado também... sou o Renan de Carvalho Luiz, nascido em 3/1/1991, conheci e comecei a jogar bola desde pequeno, graças ao meu pai..meu primeiro clube foi o Bangu (futsal) tinha uns 8, 9anos...em 2001 fui chamado para jogar no Flamengo...nem acreditei e não queria sair do Bangu nem por nada, perder os amigos que tinha lá, nao tinha muita noção ainda de como essas coisas de futebol, ai meu pai conversou comigo e explicou e me convenceu a ir jogar no Flamengo. Isso foi numa sexta-feira e no sábado já me apresentei no Flamengo... foi de um dia para o outro, muito rápido...tinha 11anos de idade. Me adaptei ao clube, time, conheci novos companheiros, campeonatos, títulos, experiência... 


e depois, como foi a adaptaçao no Flamengo?


R: fui me adaptando aos poucos...primeiro com o futsal e depois quando fui para o campo... naturalmente! Acho que a adaptação assim no caso que foi um obstáculo na época do Flamengo, foi extra-campo...de distancia para treinos a tarde no campo e a noite no futsal, e tinha que acordar cedo para estudar (escola) . Era uma correria só desde pequeno , mas também acabei me adptando com a rotina.


e qual importância o futsal teve pra você?


R: a importância do futsal pra mim foi a "base" essencial para começar a jogar em todos os sentidos, ajudou muito antes de ir para o campo... (a maioria de todos os jogadores ai que começaram a carreira novos passaram primeiro pelo futsal)


e sempre foi um atacante, de não só gols importantes, mas bonitos também.. qual foi o gol mais marcante em sua carreira?


R: po, meu pai queria que eu fosse lateral-direito, mas nao eu nao quis...quando fui para o campo do Flamengo comecei de cabeça de área mais avançado, depois passei para o meio-campo e enfim para o ataque que acho que me encanchei na posição melhor pra mim...rs,  tenho dois gols marcantes na minha carreira, que eu considero,  pode ser? então o 1° foi numa final da Copa Jornal dos Sports contra o Vasco, Flamengo 1 x 0 Vasco, gol meu, foi marcante porque foi o gol do título, e ainda fui artilheiro da competição, e o 2° foi na minha estréia como profissional com 18 anos, pelo São Bento de Sorocaba, disputando o campeonato paulista A-2, estava no banco,entrei e no meu primeiro toque na bola acertei um chute de fora da área, a bola pegou uma curva e entrou lá no Ângulo...que golaçoooo foi esse! Não sabia como comemorar fiquei felizão nesses 2 gols ai mais marcantes na minha carreira...jamais vou esquecer!


e como foi a sua saida do Flamengo? conta um pouco pra gente..


R: boa pergunta essa agora q vc me fez... então.. até hoje  fico questionando minha saída do Flamengo. Na semana seguinte depois de perdermos o título da Taça-Rio para Fluminense 4 x 2,  acabou o treinamento chegou um supervisor dizendo que eu estava sendo dispensado do Flamengo, sem explicações nenhuma. Depois, no dia seguinte, tive uma reunião com o diretor da base na época, ele disse que fui dispensado porque não iria ser aproveitado mais pelo treinador e só! Não esperava isso acontecer comigo...foi uma porrada na hora, no dia pra mim...não sabia o que fazer, nem falar, nem nada...só chorava muito,abraçava meus parceiros e depois me despedi de todos do clube.


e esse choro, representa o amor pelo Flamengo?


R: sabe aquela frase:"sou flamenguista desde quando nasci." ? Então.. dizem que jogador não tem time... é verdade isso, eu, particularmente, tenho um amor pelo Flamengo, e ainda tive o privilégio de jogar pelo clube.


e a sua reação quando foi dispensado foi de desespero.. e depois, como foi isso, com os familiares, amigos..?


R: a sensação foi horrível, de desespero não só para mim, mas também para meus familiares, principalmente meu pai e minha mãe, amigos, as pessoas que me acompanhavam no futebol e torciam por mim. Ninguém acreditou quando ficaram sabendo...mas fazer o que, esse é o mundo do futebol e acontecem essas coisas também...até hoje fico meio assim com esse acontecimento, mas por um lado também serve como experiência, passou já...bola pra frente!!! Quem sabe se for da vontade de Deus um dia eu volto a jogar no Flamengo né... vou trabalhar, fazer muitos gols, e realizar isso..


e depois do Flamengo, como ficou sua carreira?


R: saí do Flamengo em 2008...joguei 7 anos e meio lá. Assim que  fui mandado embora, fiquei uma semana em casa para relaxar e recomeçar. Ai na semana seguinte fui para Xerém para o  Fluminense... difícil para me readptar num novo clube, mas joguei, disputei campeonatos, mas não tava me sentido bem lá e eu mesmo pedi minha liberação do clube e saí... comecei a rodar por ai em clubes como Atletico-Mg , Cruzeiro... até que  apareceu um clube pra jogar no profissional, já ia fazer 18 anos, era o São Bento de Sorocaba. Um clube que me contratou para o profissional e me deu a oportunidade...fiz minha estréia como profissional com 18 anos e logo nela como já disse, fiz meu 1°gol que foi marcante. Fiquei 1 ano lá, longe de casa, RJ, familia, amigos, tudo...não resisti muito e voltei... Vim e me apresentei no Botafogo (juniores), joguei muito pouco não me deram muitas oportunidades, e rescindi meu contrato, mas antes fui emprestado a Ponte Preta. Depois fiquei por um tempo no clube do Sendas no profissional mantendo a forma e  treinando só.  Rodei muito por ai, fiquei fora um pouco do mercado dos clubes e de jogar também mais no juniores... mas isso tudo serve tambem de experiência pra mim nesse meio do futebol. No momento estou jogando só pelada e video game mesmo, rs. Tem horas que bate o desanimo...você vê o tempo passando muito rápido, e cada vez mais os clubes lançando jogadores novos, conhecidos meus, compnaheiros de clubes que jogávamos juntos...e você sabendo que pode estar ali também... mas não vou largar vou continuar em busca do meu sonho...minha hora vai chegar, no tempo certo de Deus.


acha que, jogando sete anos e meio no Flamengo, a historia poderia acabar de uma maneira diferente do que como ocorreu?


R: po,as coisas as vezes na vida não são do jeito que a gente quer né.. fazer o que...mas minha historia no Flamengo não acabou ainda, como eu disse quem sabe eu posso futuramente voltar a jogar lá.. mas não guardo mágoas, raiva de nada do Clube de Regatas do Flamengo, rola muita coisa que a gente vê e fica sabendo,e também pessoas (a minoria) que trabalham de uma maneira errada que acabam prejudicando alguns atletas nos clubes que tem qualidade e são sacaneados.


como seria um 2011 perfeito pra você? 


R: 2011 vai ser um novo ano na minha vida...um Renan diferente,mudado para melhor, com mais experiência de vida e com o futebol... começando no dia 3/1 completando 20 anos de idade, e de presente para começar o ano com o pé-direito, peço a Deus que me coloque em um clube para eu jogar no tempo certo e que eu possa firmar de vez profissionalmente e dar muitas alegrias a minha família, amigos e a todos...


você, ao longo da sua carreira recebeu o apelido "Renan é só Golaço" , por ter feitos vários gols, não so importantes, mas muito bonitos também.. o que pretende fazer pra honrar esse apelido?


R: esse "apelido boleirão" , rs ... quem inventou começou foi meu pai-coruja...rs, me lançou um adesivo no vidro traseiro do carro grandão: "Renan é só golaço!" fez de surpresa pra mim na época do Flamengo...fiquei meio assim mas gostei,combinou devido a sorte que eu dava de fazer golaços...rs ai foi e pegou aquele adesivo no vidro traseiro do carro grandão: "Renan é só golaço" a rapaziada viu e foi na onda pegou o apelido... ai teve uma época q ele cansou do "Renan é só Golaço" e colocou outro adesivo só que menor" R*E*S*G." ai não entendi porque ele tirou e colocou esse novo...ai perguntei pra ele o motivo e o que  significava o novo...ele disse que era a mesma coisa "Renan é só golaço" masss... só que abreviado com as iniciais "R*E*S*G". ahahahahaa e tbm pegou e ta até hoje...acabou virando meu apelido. boleirão né? rsrsrs


quem é seu maior idolo?
 
R: Deus em primeiro lugar...e da bola o baixola Romário!

o  começo no Fla, ainda no futsal.. foram quase 8 anos de Gavea, ate ser dispensado

8 comentários:

  1. "É uma pena que jóias como essas sejam dispensadas tão facilmente. Desperdício!!

    ResponderExcluir
  2. Esse garoto é muito bom ele tem vaga em qualquer clube.

    ResponderExcluir
  3. meu nome é osvaldo tenho 10 anos e jogo no bangu e hoje me inspiro muito no futebol do renan.tenho certeza que ele vai dar a volta por cima e jogar por um grande time.

    ResponderExcluir
  4. Renan tenha certeza de uma coisa seu dia vai chegar. agente ve ai esse Flamengo e sabendo que tem um Renan um Eliabe e outros com a idade certa e puro futebol e quem sabe vem de presente de niver Deus sempre te iluminou vc sabe disso bjs tia lucia

    ResponderExcluir
  5. Renan Deus Tem O melhor pra Você , cedo ou mais tarde vc vai ganha sua Vitoria !

    ResponderExcluir
  6. Renan futebol tem dessas lamas, não desista nunca força, raça, fé em Jesus que você dará a volta e quem sabe; eu me verei livre do Devid e outros bondes que estão no lugar q deveria ser o seu. Lembra-se aos q lutam pela vitória a certeza de romper a fita de chegada, vc é lutador disso me orgulho muito, até pq sou Flamengo como você. Sem magoas jogue sempre seu futebol estarei torcendo por ti onde estiver RESG FORÇA GAROTO E BOA SORTE!

    ResponderExcluir
  7. Renan é Só Golaço :p ! haha que isso hein joga 10.. o famoso RESG menino das chuteiras vermelhas.
    Continua nessa tua força meu parceeeeiro.. Deus é contigo , não esqueça que no tempo certo tudo dá certo!
    "As promessas de Deus são como as estrelas do céu, quanto mais escura a noite mais elas brilham." - David Nicholas

    ResponderExcluir