sábado, 9 de abril de 2011

entrevista com Fernando Vannucci, técnico campeão juvenil invicto em 2010.

Fernando Vannucci foi o treinador do Flamengo na conquista do campeonato carioca juvenil invicto, e junto com sua comissão, foi um dos responsaveis por formar novos talentos e novas promessas, que, esse ano, venceram a taça são paulo e alguns até estão integrados ao grupo principal. Hoje, Fernando é tecnico de um time da Arabia (Al Shabab - Arabia Saudita), e, se não fosse pelo seu trabalho e dedicação, o Flamengo não teria tido o mesmo sucesso, e ele faz parte da reformulação da base do Flamengo. Craque o Flamengo faz em casa!


"Claro que titulos são importantes, reconhecimento, mas o que amo fazer é formar atletas, descobrir talentos, e isso para mim é muito gratificante, voce saber que ajudou um atleta a se formar como grande jogador , grande pessoa, grande homem, apostar em atletas que pouco tempo depois esta sendo reconhecido como grande promessa do clube, ter ajudado o clube e o jogador isso nao tem preço, nenhum dinheiro do mundo paga essa satisfação." - Fernando Vannucci



primeiro de tudo é uma honra tá falando aqui com você, obrigado pela oportunidade. Então, começando, conta um pouco da sua carreira de treinador até agora...

R: valeu amigo, oportunidade muito legal de estar divulgando meu trabalho no seu blog.

Comecei como treinador de futsal por 6 anos de 2000 a 2006, com alguns titulos, fui convidado para trabalhar no São Cristovão onde fiquei por alguns meses , ate ser convidado pelo Zico para assumir a categoria Juvenil onde conseguimos um vice campeonato invicto perdendo nos penaltis para o Flamengo num "mini Sul Americano! em Maria da Fé em MG, onde o treinador do Flamengo era meu grande amigo, Rogerio Lourenço em 2007 foi o unico trofeu que o CFZ conquistou, em 2008 tivemos um ótimo trabalho pelo CFZ na Youth Cup um mini brasileiro na Toca da Raposa em MG no campo do cruzeiro, ficamos em terceiro lugar, mas fui escolhido o melhor treinador da competição, tivemos o artilheiro e melhor jogador Rafinha que hoje esta no Flamengo, e o goleiro menos vazado, todos os prêmios foram para minha equipe, em 2009 depois de dois empates perdemos nos penaltis nas quartas de final para o Botafogo, mas fizemos um bom campeaonato, em 2010 estava nos juniores do CFZ quando fui convidado e indicado pelo Zico para assumir o juvenil do Flamengo e fomos campeões estaduais juvenis invictos, fizemos varias viagens onde foi dada muita experiência para nosos jogadores, bahia, santa catarina, espirito anto, belo horizonte, pernambuco.. e em 2011 graças ao titulo estadual fui convidado para asumir a equipe juvenil do Al Shabab da arabia saudita e resolvemos(eu e minha comissao) encarar esse desafio como experiencia de vida e principalmente de trabalho, mas claro como ex atleta e torcedor do clube foi e sempre será trabalhar no flamengo, espero em bem breve voltar ao clube que amo e ajudei a dar titulos..



e como ta ná Arabia? se arrepende de ter escolhido ir pra lá?


R: aqui não é um lugar ruim, da para se morar, viver, trabalhar, mas é uma cultura bem diferente e por isso as vezes há um grande desgaste, mas não me arrependo ,esta sendo uma grande experiencia de vida, de cultura, de trabalho e esta sendo gratificante também trabalhar aqui, mas minha casa é o Flamengo.



você, no Flamengo, como falou, foi campeão juvenil invicto, ajudando a formar, assim, grandes jogadores, que esse ano ganharam a copinha.. o que isso mostra pra você, em um contexto de formação?


R: Estou muito feliz com essa nova gestão do Flamengo, essas pessoas que a nossa presidente patricia confiou e dando a vida pelo Flamengo, ela esta muito bem representada pelo Carlos Noval, um cara correto honesto e que esta voltando a grande tradição do Flamengo em apostar e fazer uma base forte esses frutos o clube já está tendo e vai ter mais ainda em bem breve e tenho orgulho de ter participado, ate hoje tenho contato com alguns jogadores via internet, pessoas das comissões, diretoria e no que posso estou ajudando mesmo de longe. Isso mostra que o trabalho foi feito com carinho e dedicação.



e em relação ao amadurecimento e crescimento profissional?


R: meu - esta sendo muito bom conhecer um futebol de caracteristia diferente, jogar contra treinadores portugueses, franceses, egipsios, argentinos,......uma nova forma de eu estar desenvolvendo de joger, estudar o jogo de treinadores de caracteristicas diferentes.
atleta: muito importante essa rodagem que falei do atleta do flamengo em 2010 ter disputados cerca de 6 a 7 competiçoes interestaduais alem do nosso estadual, essa bagagem é fundamental para o desenvolvimento do atleta e isso o flamengo voltou a fazer em 2010 e os frutos ja estao sendo colhidos, campeao estadual juvenil invicto 2010, campeao da taça sao paulo 2011 e isso é so o começo, alem dos titulos o mais importante é a formaçao, ter Lorran, Muralha, Adryan, Romario, Rafinha dentre outros jogadores sendo usado pelo professor luxemburgo no profisional, fora os que ainda não foram mas que tem muita qualidade: Thomas, Fernando, Nicolas, Vitor Hugo, Digão, Caio Quiroga dentre outros.



acha que essa rodagem e preparação desses jogadores foi fundamental para o time da taça são paulo?


R: sem menor duvida, tanto estadual quanto essas competições deram muita rodagem para esses atletas e claro a competência da comissao tecnica que deu continuidade a esse trabalho, com experiencia tb dos jogadores 92 que já estavam nos juniores que também tem muita qualidade. Essa geração  93 e 94 que trabalhei e conheço tenho certeza que vai dar muito retorno ao clube.



e a renovação do contrato do Adryan, que hoje vale 20 milhoes de reais, e ele ser uma peça fundamental da seleção da categoria dele, te mostra alguma coisa?


R: falo com adryan quase que diariamente pela internet, primeiro uma menino de ouro, craque, inteligente, humilde, diferenciado, junto com mais uns 2 ,sem duvida o melhor jogador que trabalhei, imagina o orgulho meu saber que ele esta valendo isso, ler como li dele me falando que eu revelei ele, claro que não fui eu que revelei, quando cheguei no Flamengo ele já estava, o talento ele sempre teve, porém se eu ajudei ele a desenvolver esse talento, se ele se sentia bem sendo dirigido por mim em campo, se ele acha que dei bons conselhos para ele no desenvolvimento do trabalho, só posso ter muito orgulho disso, se ele vale 20, em breve vai valer 200 milhoes.



o grupo de 93 , 94 do Flamengo, alem de ser um bom grupo, é um grupo com muitos jogadores..como que foi a escolha dos jogadores?


R: quando cheguei ao Flamengo tive carta branca do Zico e do Noval para trabalhar com quem eu achasse que teria qualidade, fizemos isso tivemos que dispensar alguns jogadores que ao nosso ver( comissão tecnica toda) não estavam aptos a estar no flamengo, dos 93 a maioria subiu para os juniores so nao continuou quem o prof. Paulo Henrique achasse que não deveria subir, e na virada de 2010 para 2011 quando sai deixei um relatório da minha avaliaçao dos ano 94 e 95 para o professor Cleber que assumiu e ele junto com a diretoria resolveram da melhor forma para o Flamengo, quem deveria continuar ou sair, o Flamengo esta em boas mãos.


e pra você, por que houve sucesso no Flamengo, tanto com você e sua comissao, quanto na parte dos atletas?


R: essa união de sucesso so pode ser de Deus, atletas de qualidade, comprometidos, comisao tecnica dando seu máximo a cada dia de treino, entrosada, consegui levar meu auxiliar tecnico que hojne esta auxiliando nos juniores do Flamengo Marcio Torres otimo profisional, levei meu preparador fisico de confiança Willian Costa e o treinador de goleiro que também era da selaçeo Jorcey Anysio que ja tinhamos trabalhados juntos no CFZ em 2007, alem de uma otima diretoria que acreditou no trabalho de todos nos, deu todo suporte necessário para trabalhar em todo momento e o sucesso disso tudo foi muita união, trabalho e Deus no controle.



como é fazer parte dessa nova era do Flamengo, que esta dando mais atenção pra base?


R: em pouco tempo de trabalho no Flamengo, titulos, grandes jogadores servindo aos juniores e profisional, simplesmente  satisfação de ter dado ao maximo pelo clube e de dever cumprido no tempo que passei, jogadores que não eram muito acreditados e que meses depois como daqui da arabia leio as vezes, Vannucci tinha razão,, mais um que ele apostou e que esta dando certo no clube. Mas se Deus quiser em bem breve vou voltar ao clube que é onde me sinto em casa e onde amo cada dia de trabalho, entrei e sai pela porta da frente de cabeça erguida, com apoio de todos da diretoria: Noval, Brazil, Toninho Barroso, Isaias Tinoco e acho que ajudei e fiz um trabalho digno enquanto estive no clube.



manda um recado pra esses jogadores que voce trabalhou e ajudou a formar, alem de novos atletas, cidadaos do bem e pessoas comprometidas com aquilo que fazem.


R: meus jogadores, nunca se esqueçam: humildade e trabalho sempre, tente a cada dia dar seu melhor em campo pois assim vão estar sempre evoluindo e não desanimem independente de estarem de titular ou nao, pois na hora que a oportunidade chegar para jogar seja no time titular, na categoria de cima, no profissional vocês tem que estar prontos para mostrar a qualidade de vocês e que onde eu estiver estarei  torcendo e tendo maior orgulho de vocês.

2 comentários: