sábado, 16 de abril de 2011

entrevista com o zagueiro Henrique Zorzal

na entrevista com Henrique Zorzal, um zagueiro nascido em 1990, e considerado uma grande promessa no Flamengo nos anos de 2008, 2009.. mas o clube, nesses anos, passava por uma época em que as categorias de bsae não eram aproveitadas, e Henrique acabou assim não tendo a devida valorização, e optando assim, pelo desligamento do Flamengo. Com bom porte físico e bom poder ofensivo, apesar de ser zagueiro, Henrique sempre foi muito dedicado e muito raçudo, e deixou o Flamengo em Fevereiro de 2010, pela porta da frente.

"Acredito que faltou um pouco de carinho por tudo que já tinha feito e os anos de casa que eu tinha"

"quando chega ao ponto que você percebe que não tá sendo valorizado, você tem que se dar valor e procurar novos ares."

conta um pouco da sua carreira, dificuldades, obstáculos, aprendizados..

R: Bom eu vim do interior do ES, mais preciso de Afonso Claudio, 33 mil habitantes. Sair de la e chegar no flamengo foi muito difícil. Cheguei no Fla em 2007, segundo ano de juvenil.. Até um pouco tarde!! Mas fui bem acolhido por todos!! E sendo neste mesmo ano campeão juvenil em cima do Vasco. E vice do brasileiro sub 17 em Macaé. Cheguei no Fla como lateral esquerdo, e depois com o Rogério Lourenço comecei a jogar de quarto zagueiro também. E subi pro juniores em 2008, trabalhei com o Adilio, com quem aprendi muito. Participei do carioca, taça BH, Brasileiro sub 20 e em 2008. E 2009 fomos jogar 2 torneios na Suíça e ficamos em 3 lugar. Joguei a taça SP em 2009 e em 2010.. Treinei por diversas vezes com os profissionais !! Andrade era o treinador, e fui relacionado em um jogo pelo profissional em 2010. E joguei um amistoso em Brasilia com o time B do profissional .. Ganhamos de 3 x 0. E no fim do ano joguei o sub-23.  Sofri muito no primeiro ano aqui no Rio. Longe da familia, de amigos... foi dificil minha adaptação. Morava sozinho, não conhecia nada.. foi um ano complicado! Mas graças ao apoio dos meus pais deu tudo certo !! Talvez se eles não tivessem ,e apoiado eu não suportaria isso tudo e voltaria pra casa.

e atualmente, como tá sua carreira?

R: Bom, eu sai do Fla em Fevereiro !! Achei melhor pra mim e rescindi meu contrato. Vim para Minas Gerais, jogar o campeonato pelo Democrata. Mas, pra ganhar tempo, porque no meio do ano eu vou pra Europa.

por que achou melhor deixar o Flamengo?

R: Porque não seria aproveitado e eles queriam renovar só por mais 6 meses e eu não quis. Foi meio confuso, mas eu precisava sair! Eu senti que não seria aproveitado nos profissionais.

no site oficial do Flamengo tá escrito assim: "passou a atrair olhares atentos por parte da diretoria rubro-negra, bem como de outros clubes do Brasil e do mundo. Toda esta atenção, é bem verdade, em muito se deu graças a polivalência do jovem talento, já que apesar de ser zagueiro de ofício, Henrique também atua como lateral."  Apesar disso, por que acha que não teve o valor que merecia?
 
R: Então, hoje as coisas tão mudando lá na base, eles tão dando mais valor, mais carinho.. acredito que faltou mais carinho na minha situação. Por exemplo, no ultimo ano de juniores, mudou toda a direção da base, e eles decidiram trabalhar com os mais novos, ou seja, como eu estava no ultimo ano, me deixaram de lado, mais ou menos isso. Acredito que faltou um pouco de carinho por tudo que já tinha feito e os anos de casa que eu tinha. Mas aconteceu, não to chateado com isso, só tenho a agradecer o Flamengo por tudo que vivi lá. Foi muito bom pra mim e pra minha carreira, mas quando chega ao ponto que você percebe que não tá sendo valorizado, tem que se dar valor e procurar novos ares.

então, acha que se continuasse no Flamengo, não teria uma chance no profissional, e acabaria assim, desvalorizado?

R: Acredito que eles me emprestariam !!! E talvez depois me avaliassem , algo assim !! Mas optei por sair e jogar !! Em vez de ficar e talvez apenas só encher o elenco. Sou novo e preciso jogar, pra ganhar experiência..

e depois de passar por momentos bons e ruins no Flamengo, ter um futúro bem visto lá, mas nao ter a devida valorização, acha que a historia lá poderia acabar de uma maneira diferente?

R: Acredito que sim ! Hoje pros atletas de ano 91..92..93 pra cima estão tendo oportunidades e estão ando valorizados, Isso está mudando ... Hoje a base está voltando a ter valor. Mas, para os atletas 90..89...88 pra baixo sempre foi muito difícil. Em 2008 por exemplo fizemos 1 treino no ano todo com o profissional, isso é muito pouco. Hoje os garotos sobem e descem, e jogam no profissional. Fico feliz por eles, mas acredito que no meu caso, daria certo pois, joguei o amistoso em Brasilia, onde fui titular e muito bem, sendo elogiado pelo Andrade, então, acredito que faltou um pouco de carinho mesmo.

um dia, ouvi a seguinte frase: " o problema do Flamengo é pisar em cima do proprio patrimonio." acha que isso aconteceu com você?

R: Infelizmente sim !! Vários talentos saíram do Fla por isso !! Por não serem valorizados!! Mas parece que agora está mudando !! Tomara!! 

aquela famosa frase, "craque o Flamengo faz em casa", ainda é verdadeira?

R: Com certeza !! Isso sempre fez e sempre vai fazer!! O que acontece é que tem algumas gestões nos profissionais que aproveitam esses craques e outras que abrem mão deles. E o futuro do Fla está na base. 

"Se der valor e carinho pra esses jogadores a torcida pode ficar tranquila porque estará bem sevida. Porque terá jogadores que amam o clube, e não é só dinheiro, antes disso vem o amor a camisa!"

"Porque se o Fla quiser ser o que sempre foi tem q apostar na base!!"


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário