terça-feira, 19 de abril de 2011

entrevista com o zagueiro Helder

zagueiro respeitado, xerifão e muito sério. Essas caracteristicas, pra mim, marcaram Helder como jogador do Flamengo, e de futebol. Nascido em 1986, Helder me contou diversas curiosidades, como o fim de carreira cedo, a emoção de vestir a camisa do Flamengo, e debatemos sobre a base do maior clube do mundo. Helder é mais um exemplo de que os jogadores formados no Flamengo merecem mais carinho e mais respeito.


"eu tinha que matar um leao por dia pra continuar, trabalhar dobrado.."
"acho que merecia um cuidado maior com minha carreira por eles"


conta um pouco da sua carreira até aqui, dificuldades, obstaculos, aprendizados..


R: minha carreira durante a base toda foi muito tranquila. Tinhamos um ótimo time, ganhamos o  tri estadual de juniores, o rio são paulo que teve na época, OPG por duas vezes, eu era capitão dos juniores.. a maior dificuldade que tinha era talvez para subir para o profissional, acho que me achavam baixo, as vezes subiam reservas meu e não me subiam, ai Ney Franco viu um jogo de juniores e logo me subiu, me deu oportunidades. As dificuldades começaram quando sai do clube, porque a realidade é diferente,tanto em estrutura quanto financeiramente em clubes menores..


conta um pouco da sua saida do Flamengo..


R: não entendi muito.. eu tinha ainda três anos de contrato.. assim como os jogadores da minha época que subiram junto.. acho que tiveram sempre mais paciência com os outros.. eu tinha que matar um leao por dia pra continuar, trabalhar dobrado.. não sei se pela altura, ou empresários ali dentro.. tava bem, fiz gol no brasileiro, logo que subi já mostrava muita personalidade e do nada me encostaram.. ai rescindi o contrato, fui pro Boa Vista.. achei que seria uma boa, até porque não seria aproveitado.. precisava jogar!


e depois do Flamengo, como ficou sua carreira?


R: joguei o carioca de 2008 pelo Boa Vista, ai tive uma proposta da Grecia e me desliguei do clube.. só que precisava ter dupla cidadania.. e eu achava que a minha já tava pronta há seculos,  pois já tinha dado a entrada há muito tempo.. quando fui ver, não tava pronta, e fiquei desempregado.. e fui desanimando.. em 2009 joguei no Atletico de Tubarão, onde não recebi, ai desanimei de vez.. e parei!


então acha que, o desligamento do Flamengo, de forma estranha, ajudou para o fim de sua carreira?


R: é dificil de falar, mas acho que 9 anos de clube é muita coisa..  fiz muita coisa por lá, titular, sempre ganhando titulos, capitão.. acho que merecia um cuidado maior com minha carreira por eles, mais paciência.. e olha que subi jogando bem..


acredita que os empresarios influenciam o meio do futebol?


R: totalmente.. hoje tudo é interesse.. é um mercado muito grande né.. talvez lá tinham outros interesses.. jogadores de empresarios mais fortes, ou com maior ligação com a diretoria da época..


faz um levantamento dos 9 anos que ficou no Flamengo..


R: foram muito proveitosos.. acho que rendi muito.. só acho que faltou da diretoria da época um interesse maior, para que eu virasse um verdadeiro xerife tbm no profissional.. acho que se perguntarem de mim lá hoje, certamente vão lembrar!


e acha que isso seria possivel?


R: com certeza.. fiz isso durante nove anos!  E quando subi e joguei, fui bem! Se tivessem me dado o tempo e a oportunidade que deram pra muitos, com certeza estaria lá até hoje..


depois de 9 anos de Flamengo, acha que a historia lá poderia acabar de uma maneira diferente?


R: com certeza, sei que muitos lá também achavam isso, mas não era do interesse deles.. mas acontece!


e você, saindo das divisões de base do Flamengo, concorda com a frase que diz Craque o Flamengo Faz Em Casa?


R: acho até que a base do Flamengo tem um trabalho muito bom,e são feitos craques lá.. só acho que não são aproveitados como deveriam.. dão mais importância a interesses econômicos.. em contratações que vão ser interessantes economicamente pra quem estiver envolvido nelas, empresarios juntamente com diretoria e tal..


"talvez fariam feito na epoca do Adilio, Zico, aquele super time de jogadores da base, mas os tempos são outros.."



Nenhum comentário:

Postar um comentário