sábado, 12 de março de 2011

entrevista com Vander Sacramento

 Muitos não se lembram, mas no Flamengo existia um meio de campo, habilidoso, nascido em 1988, chamado Vander Sacramento. Surgiu como promessa, ainda mais por ter inventado a tal da lambreta invertida. Com muito potencial e com muito fome de bola, Vander logo subiu aos profissionais, mas nunca teve uma chance entre eles. Por que isso?? Culpa do clube ou de Vander? Ou não houve entendimento? Seria mais uma promessa mal aproveitada pelo Flamengo, ou seria o inicio de um grande jogador, um investimento? Talvez, Vander poderia tá no Flamengo até hoje, não digo que foi culpa do Flamengo, mas inocente, o clube não foi. Houve, de fato, uma má formação com Vander, a antecipação das coisas em busca de solução. Mas toda solução, quero dizer, jogador, necessita de sequencia. E primeiro, oportunidade. Vander não teve, e foi buscar isso em outro lugar.


Minha entrevista especial e emocionante com o meio de campo Vander Sacramento você confere abaixo.


primeiro de tudo é uma honra falar com voce, obrigado por topar falar comigo, e pra começar, fala um pouco da sua carreira, dificuldades, obstáculos, aprendizados..


R: que nada, o que precisar estamos ai.  A minha maior dificuldade foi conviver com a fama cedo demais.. é dificil lidar com ela.. obstaculos, o dia-a-dia de trabalho, tudo isso era muito dificil.. de aprendizado, convivi com pessoas famosas que são super humildes, e aprendi com eles.. cheguei ao Flamengo com sete anos, depois de fazer um belo campeonato no Madureira pela Copa Light. Não tive problemas de adaptação no Flamengo. Fiquei treze anos no Flamengo.


ficou 13 anos no Flamengo, cresceu lá dentro, convivendo bons e maus momentos.. conta um pouco pra gente desses treze anos de Flamengo..


R: foi muito produtivo de altos e baixos. Passei por muita dificuldade lá dentro, onde sempre fui visto como um belo jogador, mas não tinha cabeça, mas com o tempo tirei esse rotulo e fui muito bem, pena que não tive oportunidade de jogar entres os profissionais só tá treinando com eles.


como se sentia como um jogador conhecido por "nao ter cabeça"?


R: muito mal, porque não era verdade, meu mau é que ia muito pelo coração, sempre querendo vencer de qualquer jeito, vestir aquela camisa me dava gosto, gosto de vestir e jogar pelo Flamengo, e dar tudo pelo clube. E por isso perdia a cabeça em alguns jogos e ia expulso.. acredito que isso me atrapalhou muito.


você falou que com o tempo conseguiu mudar esse rótulo.. como foi isso pra você?
 
R: ser visto da forma que eu sou fez melhorar até meu rendimento em campo e fora, e isso foi ótimo pra mim, pra minha vida.

e depois de 13 anos de Flamengo, convivendo no clube por um grande periodo de tempo, por que acha que não conseguiu se firmar no profissional?

R: essa pergunta eu me faço todos os dias.. não sei o porque.. não sei o que faltou..

e conta um pouco da sua saida do Flamengo.. como aconteceu..

R: foi no final do ano passado ao término do meu contrato, onde ambos não chegaram a um acordo. Atualmente, minha carreira está bem, estou aqui em Minas, no Democrata GV, buscando voltar onde não deveria ter saido, de um time grande. Mas antes de sair do Flamengo também fui emprestado algumas vezes, isso foi muito importante pra mim, me deu mais experiência, amadureci muito e aproveito isso.

então, acha que saiu do Flamengo porque foi lançado muito cedo, imaturo, e tinha a fama de "sem cabeça"? 

R: mais por ter a fama de sem cabeça, por equivoco meu e do Flamengo.

explica um pouco, quais foram esses equivocos..

R: o unico equivoco foi não ter dado oportunidade a alguem que eles tinham como promessa..

você ficou conhecido como o criador da lambreta inversa.. conta um pouco disso..

R: foi muito bom, você ser reconhecido como autor de um drible, e foi bom, que conheci pessoas que admiro muito, o Felipe do Vasco e o Falcão.

e depois de 13 anos de Flamengo, acha que faltou confiança para uma "promessa" por parte do clube?

R: com certeza,  da miha safra 88 onde venceu muita coisa dentro do clube faltou carinho com a gente.

o que o Flamengo te ensinou? 

R: a me dar valor!

"agradeço todos vocês que  pretigiam e gostam do meu futebol, e que se Deus quiser vou ta no cenario brasileiro e todos vocês vão poder me ver jogando."

Vander surgiu muito cedo como promessa, e isso pode ter atrapalhado a carreira dele.. Mas promessa que é promessa, merece uma chance no profissional, uma oportunidade, coisa que Vander não teve.. e não teve valor também...
hoje ele joga no Democrata de Minas Gerais, e busca, depois de muito tempo, a afirmação no futebol!! Vander, conte com todos nós!



8 comentários:

  1. muuuuuuuuuito boa a entrevista! Vander ainda vai dar muito o que falar, teu futuro tá guardado =)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns parceiro! Muito emocionante a história desse garoto, a entrevista foi incrivel! Axo q se ele era dado como promessa, teria que receber pelo menos uma oportunidade no time profissional... Mas se Deus quiser, ele vai voltar pra onde não era pra ele ter saído, do Mengão! Abraço irmãoo! @toninho_s17

    ResponderExcluir
  3. PO a entrevista ficou muito boa...essas historias de jogadores ficaram desde novo no clube e não ser aproveitado é muito triste,o jogador fica metade da sua infancia com sua adolecencia e nao é aproveitado,isso é erro do clube!,tenho um carinho imenso,mais eu acho que eles divam ter mais atenção com a noças bases,aliais,ja tivemos muitas revelações se tiver atenção vamos revelar mais do que nós revelamos !! (flamengo contrata o Imperador !!)

    ResponderExcluir
  4. É uma pena jogadores como Vander Sacramento (hj no Democrata GV), Renan Silva (hj no Olaria), Willian Amendoim (hj no Ipatinga), Thiago Salles (hj no Fluminense), Antônio (hj no Duque de Caxias), Lenon (hj no Duque de Caxias), Pedro Beda (hj no Bahia), Camacho (hj no Bahia), Bruno Paulo (hj no Bahia), Bruno Mezenga (hj no futebol polonês), Fabiano Oliveira (jogador de seleção de base, hj no futebol turco), Alanzinho (hj é craque do futebol turco), Fabrício (hj no Cruzeiro), Vitor Saba (hj no Vitória), Erick Flores (hj no Boavista), Dudu (hj no Corinthians Alagoano) e Kayke (hj no futebol da Dinamarca) não tiveram as oportunidades necessárias para mostrar seu real valor a Nação Rubro-Negra. É com um grande pesar que eu leio essas suas entrevistas (muito boas por sinal), pois eles são vários jogadores da base, verdadeiros talentos, que não receberam as devidas atenções. Acompanho a base, freqüentemente, desde que havia a promessa de craque Nélio, que saiu em 2001/2002, sem oportunidades e em litigio com o clube (hj está no Corinthians Alagoano). De lá para cá, somente poucos valores foram realmente aproveitados (desta eu listo o Ibson, Renato Augusto, Vinícius Pacheco, Jonatas, Júnior e Diego Maurício).

    Espero que essa geração de 1990/1991/1992 sejam melhores aproveitados, pois valores temos muitos!

    SRN

    ResponderExcluir
  5. O Vander é mais um caso de um garoto habilidoso e com talento que logo foi PREMATURAMENTE chamado de craque e de solução para o clube.

    Ruim para ele que com certeza com a fama repentina deixou de se dedicar mais e de evoluir mais para aprender , e para o Flamengo.

    Trabalho de base é pegar um talento, e formar um jogador, um craque pronto para jogar no profissional.

    Isso o Flamengo tem feito muito mal há anos, na parte fisica, tecnica e emocional.

    Vander foi emprestado e nao se destacou. Teve chance no sub 23 ano passado e novamente nao se destacou. Portanto é sinal que nao estava pronto como pensavam.

    Tomara que ele consiga se desenvolver em Minas e voltar a brilhar.

    E a torcida tem que aprender a ter um maior senso crítico também. Jogador no Flamengo vira "craque" muito rápido, e vira "perna de pau" mais rapido ainda.

    O pior é que com o fim das preliminares, a grande maioria da opiniao sem nunca ter ido a um jogo da base, so vendo videos e gols no You Tube.

    Por exemplo, dos nomes citados pelo amigo Zeca Urubu, no comentário acima, NENHUM deles está se destacando hoje em NENHUM clube grande. Será que todos eram craques mesmo?

    Ou será que eram jovens de talento mas nao foram devidamente trabalhados para de fato virarem os craques que sonhamos?

    Vamos refletir sobre o tema ...

    @mengaohepta

    ResponderExcluir
  6. ah queria so 10% da chance que esse jogadores teve
    Nunca tive uma chance

    ResponderExcluir
  7. Um garoto de ótimo coração...muito talento...e eu que pude acompanhar boa parte desses 13 anos dele..tenho a certeza de que o erro foi do Flamengo em não ter aproveitado esse talento...Com todo o respeito ao Democratas, Vander é jogador de Nível altíssimo...e merece uma nova oportunidade ...O cara da aula jogando....Ao grande amigo Vander..forte abraçoo....e quem duvida do que ele pode fazer...vai lá vê e depois comenta...! Boa tarde a todos

    #IgorRicardo

    ResponderExcluir
  8. Irmão tamo junto mlk!!! Agora no ipatinga.. dia 23 de julho tem madureira vs ipatinga as 15 hrs! vão lá assistir esse mlk!!!
    tamo junto parça..!

    ResponderExcluir