quinta-feira, 10 de março de 2011

entrevista especial com Kayke.

Kayke é um atacante, nascido em 1988, conhecido pela facilidade em balançar as redes. Nas categorias de base, foram mais de 200 gols, e isso não foi o suficiente para ele ser aproveitado adequadamente no Flamengo. Atualmente, Kayke joga fora do Brasil, e é mais um  exemplo daquela famosa frase: "Craque o Flamengo faz em casa". No caso de Kayke, o Flamengo fez sim, um craque, mas desperdiçou, e hoje, Kayke reconstruiu sua carreira longe do Flamengo. Humilde e determinado, Kayke ganhou praticamente todos os titulos das categorias de base do Flamengo, mas foi mal aproveitado no profissional.
Minha entrevista exclusiva com o artilheiro Kayke, você confere abaixo, em uma história emocionante e de força de vontaade.


primeiramente é uma honra tá falando aqui com você, fazendo essa entrevista, e pra começar, fala um pouco de quem é Kayke, sua carreira, dificuldades que enfrentou ate aqui..


R: então, é muita história em pouco tempo de carreira, comecei no Flamengo, joguei lá durante 12 anos da minha vida. Fui emprestado já no profissional 2 vezes ,Brasiliense e Vila Nova. O Ney Franco me subiu pela primeira vez pro profi ...depois trabalhei um tempo com Joel e tal.. e também com o Cuca. Não cheguei a ter tanta oportunidades no profissional ,e então resolvi sair. Mas antes cheguei a conquistar muuuita coisa no Fla, todos os titulos de base. Artilheiro de quase todos os campeonatos que disputei , artilheiro do mundial interclubes duas vezes (Malazia e Venezuela), enfim, minha historia no Mengão é grande.


e como foi a sua saída do Flamengo? conta um pouco pra gente..
 
R: tive uma proposta ainda em 2007 pra holanda, mas prefiri ficar, fiquei no Fla. O mesmo empresario me ofereceu uma coisa na Suecia, e eu aceitei. Fui lá, mas só fiquei seis meses. Joguei um classico bem la e acabei indo pra Noruega aonde fui muito bem na temporada passada, fiz muitos gols ,virei idolo to time e da cidade em pouco tempo,foi tudo muito rapido pra mim na Noruega , quando se faz gol né.. ahah

no site oficial do Flamengo está escrito assim: "O brasiliense Kayke sempre foi considerado um artilheiro da nova geração. Rápido, habilidoso e com faro de gol, o jovem Kayke, conseguiu uma incrível marca de mais de 200 gols pelas categorias de base no Flamengo desde a sua chegada á Gávea, quando tinha apenas nove anos de idade." - por que acha, que mesmo com essa incrivel marca, não foi aproveitado profissionalmente no Flamengo?

R: eu nem sei te falar o porque cara.. não tem explicação..

e depois de 12 anos no Flamengo, foi uma decepçao voce sair da maneira que saiu, mesmo brilhando na base?

R: foi sim, mas a vida tem que seguir.. não podia ficar esperando até sabe lá quando.. se é que isso ia acontecer.. mas vlw ....amo o flamengo ,e tenho a ctz q o flemengo me ajudou muito, aprendi muito lá, e vou levar isso pelo resto da minha carreira..

você ficou no Flamengo por 12 anos, desde os nove anos de idade.. qual foi seu melhor momento lá?

R: tive muitos, titulos, amigos que levo até hoje, enfim, muitos bons momentos.

e o pior?

R: tive alguns também ,haha mas é normal numa relação de 12 anos né.. quando quebrei o pé pela segunda vez, foi bem ruim, atrapalhou demais minha carreira..

e hoje, como tá a sua carreira profissional?

R: hoje  eu to numa crescente muito boa ,eu acredito, acabei de acertar com o Aalborg da Dinamarca, fui muito bem no meu ultimo time, recebi proposta de lugares que jamais imaginei ...mas acabei não indo ,enfim ..quem sabe depois, mais hoje to aqui ,cheguei tenho 4 gols em 4 jogos já, a gente fez uma inter temporada agora e o campeonato mesmo começa sabado, to indo bem nessa nova caminhada e espero progredir mais e mais ...

você faz parte de uma categoria de 1988... com jogadores muito bons, mas por algum motivo, não estão no profissional.. por que acha que sua geração, praticamente acabou no Flamengo?

R: não  sei ...o Flamengo é muito grande, acredito que não tem espaço pra tanto jogador bom, e acaba que quase nenhum é bem aproveitado..

e agora que tao falando mais de CT, estrutura pra base... voce, como é de algumas categorias antes, sentiu falta disso no Flamengo, na sua formação?

R: claro quando você tem uma estrutura maior ,isso muda um pouco, e mesmo sem tudo isso ganhamos tudo, mas não foi o suficiente pros jogadores jogarem no profissional

faltou o que pra essa geração chegar ao profissional?

R: sorte ? aportunidade ? não sei ..mas posso te dizer que falta de bola não foi ...haha

você marcou mais de 200 gols na base.. qual foi o mais marcante, o mais importante? conta um pouco desse gol..

R: fiz alguns importantes ,outros bonitos, mas no mundial sub-20 na Malazia ,marquei só contra os grandes do mundo.. fiz gol contra Milan ,Arsenal ,Manchester United, Ajax,enfim .. fiz 2 contra o Arsenal e o segundo foi bem bonito ,me lembro bastante desse momento.. foi um momento bem marcante, tava começando a competição, mas é contra o Arsenal né, todo mundo quer fazer.. e eu fiz dois, fiquei bem feliz com isso e acabei sendo o artilheiro da mesma competição.

recebeu varias propostas pra sair, que nem voce me disse...ainda no Flamengo.. como foi ser cobiçado, ainda na base? eram indicios de que estava se formando um grande jogador?

R: nessa competição pra ser mais exato as coisas começaram a acontecer, recebi proposta pra Holanda depois que acabou o campeonato ,Inglaterra ,mais acabei n indo,achando que iria jogar no Fla... acho que fiz a escolha errada, mas não me arrependo, hoje  to fora do Brasil ,e procurando fazer bem aonde estou pra ver se chego realmente aonde quero...

você foi mandado embora do Flamengo quando acabou o contrato?? ou quis sair?

R: eu tinha uma luva pra receber na época se eu fosse renovar o contrato, mas acabou não acontecendo porque não tinha oportunidade ,ia acabar sendo emprestado, ai resolvi sair antes mesmo de acabar meu contrato.

depois de 12 anos de Flamengo, acha que poderia ser melhor aproveitado no profissional?

R: acredito que sim né ,mais futebol tem dessas coisas, nem sempre o melhor chega,  nem sempre o melhor joga ou tem oportunidade, as vezes sim as vezes não, mais não é uma matemática exata, por isso que é uma paixão ,todo mundo gosta do futebol porque nunca se sabe o que vai acontecer.

para muitos, a frase "craque o Flamengo faz em casa" está em decadencia.. eu discordo, minha opinião é que o Flamengo nao sabe aproveitar os craques que se formam na base. Voce, como formado no Flamengo, é um exemplo de mal aproveitamento do Flamengo. qual é sua opinião sobre isso?

R: acho que o Flamengo tem muitos craques, jogadores que jogam em qualquer outros clubes mole, mas que as vezes acabam não jogando no Fla.


6 comentários:

  1. Boa entrevista , me segue lá no twitter @binho_Teixeira

    ResponderExcluir
  2. Otima entrevista! SORTE KAYKE! um dia voce ainda volta pro fla!

    ResponderExcluir
  3. O Kayke jogou muito na base, mas nas poucas oportunidades que teve no profi nao foi bem. Depois foi emprestado algumas vezes, como ele mesmo diz e tambem nao foi bem nos clubes onde foi emprestado.

    Futebol ele tem, mas com certeza ele também tem sua parcela de culpa por nao ter estourado no Fla ou ao menos ter se destacado no Brasiliense ou Vila Nova para depois voltar bem ao Fla.

    So para lembrar um exemplo, Andrade antes de estourar ,passou 2 anos na Venezuela e jogou bem la.

    Nao o conheço pessoalmente e nem quero julgar, mas imagino que um pouco de deslumbramento, de marra quando jogava na base e era paparicado por quem trabalhava la, pode ter prejudicado.

    Por isso que acho que é preciso uma estrutura profissional onde exista um trabalho de formação do atleta, nao so tecnica mas fisica e emocional.

    Espero que ele amadureça nos paises nordicos de 2 e terceira linha que está jogando, e consiga crescer e ir para mercados e campeonatos mais fortes, ou quem sabe voltar ao Flamengo no Futuro.

    Como ele disse, futebol ele tem de sobra

    SRN

    @mengaohepta

    ResponderExcluir
  4. Esse cara éeh PIKA veii jogaa mtoo e esse gol contra o ARSENAL q ele sitou acima.. foi beem bonitoo msm... FLAMENGO poderia ter aproveitado melhor ele e o VANDER da lambreta eles eram parceiros mais éeh vidas q se seguem ^^
    BOAA SORTE KAYKE IRMAO GEMEO DO BRUNO ^^

    ResponderExcluir
  5. sou sobrinho do Hermano irmão do seu Pai.ja te acompanho a um tempo Boa sorte Kayke sou seu fã

    ResponderExcluir
  6. Imaginar que 5 anos após esta entrevista ele voltaria ao Fla faria vários gols em poucas partidas sendo vendido em poucos meses

    ResponderExcluir