quinta-feira, 10 de março de 2011

entrevista com Rafael Moreno

o goleiro Rafael Moreno, nascido em 1988, foi lançado no Flamengo com o status de jóia, mas uma lesão mal curada pelos médicos rubro negros, tirou seu valor do Flamengo, e como consequencia, o sonho de ser o goleiro titular do profissional do Flamengo. Determinado e humilde, Rafael Moreno joga atualmente no Figueirense, e busa, no clube de Santa Catarina, voltar a jogar sem dores, e chegar a seleção, como chegou nas divisões de base. 
Entreviste ele, e essa historia emocionante de um grande goleiro, você confere abaixo!


conta um pouco da sua carreira até aqui, dificuldades, obstáculos, aprendizados..


R: comecei no futsal do CCIP em 1996,  depois fui para o futsal do vasco em 98, no final de 1998 fui para o campo do Flamengo. não encontrava muitas dificuldades naquela época porque tudo que eu fazia era com muito prazer, encontrava um pouco de dificuldade para consiliar com os estudos e o transporte para ir aos treinos. Não encontrei nenhuma dificuldade de adaptação, quando cheguei já recebi a papelada pra me federar no primeiro dia. Fiquei 11 anos no Flamengo.


nesses 11 anos, qual foi seu melhor momento com a camisa rubro negra?


R: sem duvida as convocações para seleção brasileira, com 13 anos fui convocado para a sub 15.


e o pior momento?


R: o pior momento foi quando eu lesionei o ligamento cruzado, que  atrapalhou muito a minha carreira.


em que aspectos essa lesão te atrapalhou?


R: minha recuperação não foi muito boa, o Flamengo não me deu muito suporte, e me colocaram no campo muito cedo, com muita diferença de musculatura de uma perna para outra. Esperava um tratamento melhor depois de ter conquistados todos os titulos q eu conquistei na base.


acha que essa lesão, colaborou pra sua saida do Flamengo?


R: sim, completamente, sempre joguei, e tinha um futuro bem visto lá dentro, depois, quando voltei a treinar, estava em condições físicas bem deficientes.


conta um pouco da sua saida do Flamengo.. como aconteceu...


R: na verdade cara eu pensei muito em parar de jogar quando eu voltei, não conseguia fazer mais nenhum movimento com perfeição, só que tinha um treinador de goleiros lá que foi o melhor que já trabalhei, o Vagner Miranda, que pediu pra eu não largar, porque tinha muito potencial, e que eu era melhor que muito goleiro profissional, conclusão, covardia o que os caras fizeram comigo depois da minha cirurgia, mesmo com dor. Voltei a jogar, e a jogar bem, mas todos sabiam da minha limitação e acharam melhor não apostar. Fui emprestado para o Madureira no inicio de 2009, em condições fisicas muito deficientes, em Julho de 2009 fui para o Botafogo DF por emprestimo, e no inicio de 2010 vim para o Figueirense, agora em definitivo, porque meu contrato com o Flamengo acabou em Dezembro de 2009.


e hoje, como tá a sua carreira?


R: em agosto de 2010 tive que operar o joelho esquerdo outra vez para reparar a cagada que  foi feita no Flamengo, e agora em Janeiro operei o direito porque sofreu uma sobrecarga do esquerdo, e estou atualmente no Figueirense, tratando o joelho.


ou seja, sua carreira só está assim, agora, por causa de uma lesão mal tratada pelo Flamengo?


R: sim, com certeza, mas espero me recuperar e poder retomar minha carreira.


e acha, que depois de 11 anos, a historia com o Flamengo poderia acabar diferente?


R: acho sim, mas na real eles não estão muito preocupados com quantos anos você tem de casa, e o que você já ganhou. Futebol é um jogo de interesse. E talvez daria muito trabalho pra eles investigarem o que eu realmente tinha, e porque não ficava zerado da lesão.


e depois de conquistar varios titulos na base, ir pra seleção desde cedo, e ser titular, na sua opinião, você poderia ser melhor aproveitado no profissional?


R: sem duvidas, ordem natural das coisas, Flamengo é mestre em fazer essas coisas né, quantos craques passaram por ali e não foram aproveitados..


"um dos principais motivos p eu não largar foi o apoio do Vagner Miranda, o Vagão, esse cara aí fez eu tirar força até d onde não tinha"



3 comentários:

  1. é um absurdo o descaso com alguns dos jovens da base

    ResponderExcluir
  2. Esta é uma prova concreta de tudo que venho postando aqui e no twitter sobre a falta de estrutura do Flamengo na base.
    Sem profissionais qualificados e que respeitem os jovens, nao vai funcionar nunca

    @mengaohepta

    ResponderExcluir
  3. é triste um caso desses, boa sorte pra ele.

    ResponderExcluir