sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

falei com Lucas Farias, jogador da base do São Paulo, e com passagens constantes pela seleção brasileira.. lateral direito, jovem e habilidoso, tem tudo pra ser um grande jogador. Bati uma bola com ele, que você pode conferir abaixo, com exclusividade.

conta um pouco da sua carreira.. dificuldades, obstaculos, aprendizados..

R: comecei a jogar futebol com 5 anos, numa escolhinha, depois com 7 me mudei pra outra chamado Chute Inicial, do Indio, em Pirituba, ai teve um ano, que um outro Chute Inicial, do Serginho (Fraudinha) ia fazer uma viagem pro Chile, ele era de Osasco, ai pediu alguns jogadores emprestados pro Indio, e eu tava no meio e viajei.. e acabei me destacando, ganhei o premio de melhor jogador e tal, ai ele me prometeu que ia me levar pra fazer teste no São Paulo, e eu fiz teste com o Toninho e com o Silva, e to lá até hoje.. no inicio eu treinava duas, três vezes por semana.. os treinos eram no Morumbi, depois passaram pra Cotia, sempre me dedicava muito, e cheguei preparado pro ano do infantil.. alcancei a seleçao brasileira, ganhei a copa nike no Brasil, e a copa nike na Inglaterra, que foi o Mundial, já fui onze vezes convocado pra seleção, mas mantendo os pés no chão, sei que estou na frente de muitos, mas é continuar trabalhando, pra aproveitar as oportunidades que possivelmente virão, porque to desde meus 11 anos no São Paulo.

e nese tempo todo, qual foi seu melhor momento lá?

R: foi no campeonato paulista, e na época do mundial, no mundial fui capitão do time, tinha o papel importante de liderar, de motivar o time, e também na parte tática, claro, jogava mais como ala, que é a posição que mais gosto de jogar, solto, livre pra subir, ai no paulista desse ano, o tecnico gostava bastante quando eu apoiava, e me pedia isso também, pois sempre foi meu forte apoiar, me tornando um ponta, ou seja, jogava do jeito que eu gostava, e por isso que eu conseguia desenvolver meu melhor futebol até o momento.

qual é a importância de ser capitão?

R: ser capitão é muito importante, porque você é responsavel por muita coisa, é tipo a pessoa mais proxima do treinador, que leva a mensagem pro grupo, você tem que colocar respeito, tanto com os outros, e você tem que respeitar muito também.. porque você fica numa situação que qualquer erro pode ser crucial, mas eu gosto, eu tenho esse perfil, de levantar, de liderar o grupo, de guiar.. eu sempre fui capitão, e isso me amadurece muuito. A profissão de jogador de futebol amadurece muito, já amadurece naturalmente, não precisa ser capitão pra amadurecer, é claro que você amadurece mais rápido, pega experiencias em algumas coisas, mas pelo fato de você tá ali, correndo, "sofrendo", já faz você amadurecer nesse aspecto.

me contou os melhores momentos.. e os piores?

R: acho que foi quando eu cheguei da seleção, numa semi final de paulista, final de ano, logo após o torneio da NIKE nos EUA, já tava muito cansado, tanto psicologicamente como fisicamente, meu corpo precisava descansar, e acabei ficando mais ou menos essa semana, sem estar no meu ritimo ideal.

e a emoção de ser convocado, como é?

R: nem eu sei, não tem como explicar, nem eu sei, haha, é o topo, não tem mais pra onde subir, é só continuar.

e com o trabalho que tá sendo feito, quando acha que pode estrear pelo profissional?

R: agora o São Paulo tá com o projeto de aproveitar mais os muleques da base, e espero ter minha oportunidade, e se tiver, com certeza vou aproveitar.. e o São Paulo que vai me levar a seleção, que é uma questão de tempo, é uma questão de estar bem, de surgir bem, de estourar bem, que as coisas vão acontecer naturalmente.

e com o trabalho que tá sendo feito, quando espera ter sua chance?

R: tá saindo em algumas materias que eu terei chance esse ano.. não sei, não tem como responder.. porque é de acordo com a necessidade do profissional.. relativo...

o São Paulo tem uma grande estrutura.. até que ponto a estrutura é importante?

R: ela te dá auxilio pra tudo né.. alimentação, alojamento.. tudo o que fornece, fica na obrigação ou no direito de retribuir.. como? jogando futebol..

quem é seu maior idolo?

R: Romnaldoo.. da posição Daniel Alves. Sou fã do Ronaldo por tudo que ele representa, eu tenho ele como idolo, pelos momentos dificeis que supera, pela pressão que fazem em cima dele, e sai com facilidade, pela personalidade, por um todo, não por ser só um atacante.. mas por ser uma referência..

como imagina sua estréia no profissional?

R: não imagino.. é uma coisa muito grande pra se imaginar..

e qual é seu estilo de jogador? comportado dentro e fora do campo, ou badalado fora das quatro linhas? ate onde a imagem é importante?

R: não gosto de ir em baladas.. é claro que tem a hora de se divertir, com pessoas que você gosta, mas sem beber, fumar, o seu corpo é sua ferramenta de trabalho, não podemos quebra-lo dentro de campo, se você tá ali, é porque é diferenciado.. você tem que ser pensar diferente de todos, pra se tornar diferenciado no mundo do futebol..

o que a torcida do São Paulo pode esperar de você?

R: pode esperar que farei tudo com muita vontade, com muito prazer, com muita qualidade, e principalmente, com muito amor a camisa.. podem ter certeza que serei essa pessoa e vou ajudar o time a conquistar varios campeonatos..

Um comentário:

  1. Esse mulaque vai longe!!! É bastante disciplinado, responsável e competente! Escreva e confira!

    ResponderExcluir