quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

entrevista com Jairo, goleiro da base do São Paulo

falei com Jairo, goleiro da base do São Paulo, com um histórico invejável a todos os goleiros. Ele possui nove convocações pra seleção em um periodo curto de tempo. Com grande carater, humildade e personalidade, me contou sobre sua carreira, detalhes e curiosidades, e por enquanto, muito vitoriosa..está há seis anos no São Paulo e minha entrevista exclusiva com Jairo e você confere abaixo, com exclusividade, em mais uma novidade do Blog Jóias do Futuro.

conta um pouco da sua carreira.. dificuldades que teve, obstáculos, aprendizados..


R: comecei com 6 anos num time da minha cidade chamado Primavera , fiquei lá 5 anos .. depois fui convidado pra ir jogar na escolinha do São Paulo " mundo bola " fiquei la uns 3 meses ..  ai o treinador do são paulo clube mesmo , me viu jogando em uns dos jogos que teve na minha cidade .. fui convidado pra jogar no são paulo , so que eu tinha que ir pra São Paulo 3 vezes por semana e na época meus pais não tinha condições de me levar 3 vezes na semana , minha mãe conversou com o treinador e ele deixou eu ir 1 vez por semana ! Mas como o tempo foi se passando eu tive que começar a ir 2 duas vezes na semana ! Minha familia passou grande dificuldades , porque não tinha dinheiro pra ficar me levando  .. mas meu pai Adalto e minha mãe Luciane .. nao abaixaram a cabeça , eu cheguei pensar comigo mesmo em parar de jogar , porque não tava tendo mais como eu ir pra sao paulo ! Meu pai e minha mãe sao as pessoas mais importantes em minha vida ! continuei indo pra sao paulo no morumbi era na época treina , fiquei dois anos indo pro morumbi , ai o treinador de goleiro me chamou pra ir treinar com ele em Cotia , eu tinha 13 anos , e os goleiros eram todos de 16 pra cima , eu era o mais novinho ! ai no decorrer do tempo eu fui evoluindo até que chegou o ano de campeonato Sub 15 .. disputei o primeiro campeonto em votorantim , nesse campeonato tive uma boa atuação e fui convocado pra Seleção Brasileira , depois teve Brasil Japão , Copa nike , e Copa Nike MUNDIAL ! que fomos campeões em cima do Werdem Bremem da Alemanha .. nisso fui sendo convocado pra seleçao brasileira .. fui convocado pro Sul-americano sub 15 com a seleçao , faltando 4 dias pra irmos viajar pra bolivia , torci meu juelho , tive que operar o Minisco .. isso me deixou arrasado , nao tive mais vontade de fazer nada , fiquei muuuito desanimado ! mais graças a DEUS , meus pais não me deixaram desamparado , voltei pro sao paulo pra ficar tratando , fiquei um mes e meio na fisioterapia e voltei a treina com dor , porque tinha as duas finais do paulista que eu queria jogar de qualquer maneira , tinha dia que eu nao aguentava mais de dor mas tava treinando ! Acabou o campeonato , fiz uma nova ressonacia magnética , tive que operar porque no entanto eu nao tinha operado tinha so tratado normal ! Operei e fui convocado novamente pra seleçao brasileira !  Ja tive 9 convocaçoes pra seleçao brasileira , isso é uma alegria tremenda que não tem explicação !


e com essa lesão que teve, que nem você falou, te deixou arrasado, desanimado, as vesperas daquele campeonato..como foi ser cortado por lesão?

R: foi uma tristeza , que até mesmo hoje as vezes eu choro de lembrar no momento que eu fui cortado ! 
 Não tive vontade de fazer mais nada ! Queria só ficar em casa , não queria voltar pro Sao Paulo ! 
 Mas quando eu pensei que eu tenho um futuro maravilhoso em minhas maos , isso me deu forças pra lutar novamente , e ter forças pra estar aonde eu estou hoje !

e depois disso, que passou com essa lesão, ja teve alguma coisa que te desanimou no futebol?

R: GRAÇAS A DEUS , naão ! já fui pra Espanha com a seleçao eu tive outra lesao tambeém, só que foi nas costas !  Era pra mim ser cortado , só que eu não desanimei , fui pro treino com dor mesmo , sem medo de nada ! E essa lesão foi do nada, tava alongando, ai de repete estalou as costas, ai comecei a sentir dores fortissimas, e nem conseguia andar de tanta dor. E treinei mesmo com dor, quase chorando, fui para um jogo treino para ver se ia ser cortado, fui com dor, mas joguei bem, graças a Deus.

e me disse que já foi convocado 9 vezes, com apenas 16 anos.. qual a importância que isso tem pra você?

R: é uma importância enorme , só de ir uma , duas vezes já é importante ! Indo 9 vezes é uma importância enorme , e uma responsabilidade também né no seu clube, sempre é mais exigido , tem que ser sempre exemplo pros outros atletas

e com essas seguidas convocações na base, quando espera ser convocado no profissional?

R: quando DEUS permitir eu estar laa , eu vou estar ! Mas primeiro tem que lutar pra chegar no profissional do meu clubee né, São Paulo.

e uma grande parte dos goleiros começaram na linha... e por um acaso foram para o gol.. qual é sua historia, de como se tornou goleiro?

R: quando eu tinha 4 aninhos , eu e meu primo Jean ficamos brincando de bola , e eu tinha uma vontade imensa de ir no gol ! Ate que um dia eu tava vendo jogo amador com meu pai , e o amigo dele me deu uma luva .. haha cabiam 4 mãos minhas ! Foi ai que eu tive essa vontade de ser goleiro ! 

eu costumo perguntar sempre qual foi o gol mais marcante, e pra você, qual foi a defesa mais marcante?

R: foi contra o internacional , em votorantim ! Uma bola rasteira no canto direito ! O jogo estava 0 x 0, meio que salvei o gol ! O atacante cortou 3 vezes meu zagueiro , e chutou forte no canto esquerdo ! A torcida foi a loucura. (esquerdo dele ! e direito meu)

no São Paulo tem um exemplo de goleiro, do Rogério Ceni, que bate falta. Tem esse dom também?

R: haha , as vezes eu brinco depois ou durante o treino ! Isso tem que treinar nee , vou treinar mais ano que veem !

e nesse tempo, qual foi o seu melhor momento com o São Paulo?

R:  foi ano passado , disputando copa nike no brasil e copa nike na inglaterra ! "MUNDIAL". Foi um ano maravilhoso pra mim .. tive titulos pelo sao paulo , 5 convocaçoes pra seleçao ! Foi um ano bom , mas 2011 vaai seer muuuuito melhor ! 

e já teve propostas de outros clubes?

R:  já sim , Lazio , Porto , um time da Dinamarca.

e como se sente, com essa cobiça européia?

R: me sinto muuuito FELIZ , da mais vontade de querer vencer ! Isso me da animo ! Mas tenho contrato com o São Paulo ate 2013 e pretendo ficar aqui ate encerrar a carreira , porque esse é meu time de coração.

e o São Paulo tem uma ótima estrutura, até que ponto uma estrutura é importante pra um time?

R: como podemos ver o São Paulo ta começando a colocar jogadores da base pra jogar no profissional , isso é bom .. vaai dando mais oportunidades pra nós que estamos na base ! Se DEUS quiser , jaja estao mais jogadores no profissional !

e vendo os jovens ganhar chance, deixa mais motivado quem ainda não ganhou?

R:  com certeza , sempre é bom sonhar estar no profissional do Sao Paulo ! E eu não quero deixar isso só em sonho , eu quero fazer virar isso realidade !

como imagina sua estréia?

R: haha , estadio lotado ! Eu fazendo varias defesas ! E no Morumbi..

escolheria um adversário?

R: corinthians ! hahaha

contra eles sempre tem um gostinho especial?

R: teem teem ! Rivalidade né.. classico é classico

vo te falar a seguinte situação: um clube europeu compra seu passe junto ao São Paulo e você teria que sair do clube.. qual seria sua reação?

R:  felicidade e um pouco de tristeza né ! Tem que deixar meus amigos , todas as amizades ! 

e qual e o pior atacante pra se enfrentar?

R: todos são dificeis , mais nenhum é pior ! haha

essas constantes chances na seleção, podem te ajudar em uma futura vaga no profissional?

R:  eu acho que sim , olha sempre pra seleçao né, na arquibancada tricolor já saiu alguma coisa de mim e mais 2 atletas ! Saiu assim: "Conselheiros que acompanharam a visita de Carpegiani garantem que ele gostou de outros garotos da base, como por exemplo o goleiro Jairo, o lateral-direito Lucas, o zagueiro Ailton e o atacante Patrick. Desses quatro, três – Jairo, Lucas e Alex – também foram convocados para a Seleção Brasileira." Isso teve uma importância enorme, porque mostrou que o Carpegiani tá interessado nos garotos sub 17.

o que a torcida tricolor pode esperar de você?

R:  pode esperar que em breve se DEUS quiser estarei no profissional do São Paulo ajudando a trazer titulos ! E o que depender de mim estarei me dedicando ao máximo ! 



Um comentário:

  1. ESTE TEM FUTURO=====MAIS O SAMPA TEM QUE TER UM GOLEIRO MAIS EXPERIENTE TIPO VICTOR VALDES=

    ResponderExcluir