terça-feira, 21 de dezembro de 2010

falei com Felipe Longo, que como toda criança, no passado tinha o sonho de jogar futebol, e me contou detalhes de como esse sonho virou realidade, as dificuldades, as saidas do Flamengo, isso mesmo, no plural, as saidas, e o futebol profissional, tudo isso e muito mais você confere abaixo, com exclusividade!


"depois de tantos anos dentro do clube , uma cirurgia tirou o meu valor para o Flamengo ."


conta um pouco da sua carreira até aqui... dificuldades, obstaculos, experiencias...


R:: Com 5 , 6 anos de idade eu jogava bola na quadrinha do meu antigo condomínio junto com meu irmão (Digão) , apenas com o sonho de toda criança de ser jogador , até que numa dessas "peladas" um senhor que a gente chamava de seu Antônio , que também morava no condomínio , viu a gente jogando e quis de qualquer maneira conversar com meu pai, porque ele trabalhava na Gávea e quis nos levar para um teste no futsal. Meu pai não esperava isso , até porque ele nunca viu o futebol como uma profissão mas mesmo assim fez minha vontade e me levou até lá para fazer o teste , me lembro como se fosse ontem acordamos as 5 hs da manhã pois o treino era as 7hs em ponto lá na gávea , foi dai que o sonho começou a virar realidade , depois desse teste eu fui federado ainda no futsal e joguei até 2001 se eu não me engano , depois passei para o campo e logo no primeiro ano fui campeão carioca mirim , que foi um ano muito marcante pra mim , com muitos jogos importantes como Fla-flu , Flamengo X Vasco e muitos outros jogos . Nos outros anos eu sempre vinha jogando como 1 ano com a galera que era 90, no ano seguinte fui vice campeão carioca , perdemos nos penaltis pro vasco dentro da gávea, foi uma decepção muito grande pois nosso grupo era muito forte , uns dos mais fortes que já joguei . Quando subi para o juvenil , fui campeão carioca e eu era primeiro ano na categoria , empatamos dentro do vasco barra , o primeiro jogo tinha sido na gávea e ganhamos de 3x1 , lá dentro nós só precisavamos do empate , o que aconteceu. No meu segundo ano de juvenil , que foi muito esperado por mim, veio a maior decepção da minha vida , o que todo jogador não quer e eu não quero nem pro meu pior inimigo , a lesão . Tive o rompimento total do meu LCA(ligamento cruzado anterior) num treino no CT e o pior foi que eu me machuquei sozinho , não sofri falta nem algo do tipo , quando recebi a notícia de que eu ia precisar operar , fiquei muito triste pois eu passava pelo melhor momento na minha vida tanto na parte técnica quanto física. passei por toda aquela situação de pré-operação , fazendo fortalecimento na perna, uma bateria de exames e tudo mais . Depois de ter passado pela cirurgia , fiquei exatos 9 meses parados. sendo que o procedimento de fisioterapia eu fiz todo no flamengo, muito doloroso por sinal hahaha! aos poucos fui recuperando os movimentos do meu joelho , comecei a correr fazer musculação até ficar liberado pra trabalhar com bola, depois de passado toda essa etapa , estava muito feliz pois ia voltar a trabalhar com bola e com meus companheiros de categoria novamente , a expectativa era muito grande depois de tampo tempo parada sem ver bola , aquele era meu reecontro com o "Futebol".


como foi esse reencontro?


R: tava tudo ótimo, treinando, até que depois de um mês mais ou menos veio a bomba , recebi a notícia de que eu estava dispensado do flamengo " que o flamengo não precisava mais de mim " , depois de anos dentro do clube passando por grandes e vitorias e derrotas tambem , naquele momento vi meu sonho ir todo pelo ralo.... nesse momento , fiquei 1 semana refletindo sobre minha vida, pensei em parar de jogar bola em ir estudar e ter uma vida normal , com o apoio de meus amigos e da minha família e continuei na batalha, voltei a treinar com o preparador físico Emílio Faro , que me ajudou e me deixou 100% em relação ao meu joelho e meu vigor físico , depois disso fiquei parado um bom tempo até que o Tito que era o Diretor de base do Flamengo me ligou e perguntou se eu topava voltar para o Flamengo, pensei muito , conversei com meu pai e decidir voltar , mesmo que sem nenhum compromisso assumido com o Flamengo. Treinei durante 2 meses , até que surgiu uma viagem pra Suécia, não pensei duas vezes e fui , joguei três meses na 3 divisão de lá , no time Nif Bosna , onde fui muito bem recebido e foi uma pena ter chegado no final da temporada , voltei pro Brasil e continuei mantendo minha forma , correndo e treinando . Até ai , eu ia aguardar até o final de janeiro pra voltar pra Suécia se não pintasse nada aqui no Brasil . Pintou um contato no OFEC ( Operário Ferroviário Esporte Clube ) , time do Paraná - Ponta grossa , no começo de dezembro vim pra cá fazer teste no grupo profissional e fiquei , no momento estou passando pela pré temporada com o grupo na cidade de reserva, e até antes do ano novo pretendo estar assinando contrato para poder jogar o campeonato paranaense do ano que vem .


e como foi a sensação de ser dispensado, ainda muito jovem, pelo Flamengo? o que te fez levantar a cabeça e dar a volta por cima?


R: A sensação foi umas das piores da minha vida , meu sonho sempre foi jogar no profissional do flamengo e dar muita alegria pra minha família e pra nação rubro-negra , o que me fez retomar meu sonho foi a ajuda dos meu verdadeiros amigos e da minha família , meu pai , mãe e irmão que me deram forçar pra eu não parar e continuar nessa batalha .


pensou em parar de jogar futebol?


R: Pensei e te digo que estava decidido a isso mesmo , se não fosse a ajuda da família e amigos hoje eu não estaria mais ligado ao futebol .


e quando recebeu o convite de voltar ao Flamengo, o que passou pela sua cabeça?
 R: Passaram muitas coisas pela minha cabeça , a injustiça pela qual eu passei foi uma das principais , no início eu não queria voltar por nada, mesmo sendo a única porta que se abriu no momento , voltei porque as pessoas que estavam a frente no momento eram pessoas que não estavam ali só pelo emprego e sim por amor ao Flamengo , agradeço o Tito pela minha volta e o tempo que fiquei por lá . 


e quando eles falaram " o Flamengo não precisa mais de você" o que você entendeu disso?


R: Na verdade eu não entendi rs , me senti injustiçado pelo fato de não estar recuperado 100% da minha cirurgia . Na verdade não deu nem tempo de eu mostrar algo novamente depois da minha volta , foi muito rapido . Depois de tantos anos dentro do clube , uma cirurgia tirou o meu valor para o Flamengo . 


e como foi a experiencia na Suecia? 


R: Muito bacana , aprendi outro idioma , cultura e tive que me adaptar rapido ao clima que por sinal não era nada agradável, hahaha!


e como foi, sair da base no Brasil, e ir jogar profissionalmente lá fora?


R: Foi diferente , sair da base e jogar num grupo de jogadores profissional é outro nível, Graças a deus me adaptei rapido e tive um bom desempenho por lá .


e como foi sua saida de lá? conta um pouco sobre isso...


R: O contrato foi feito bem curto mesmo , até o final da pré temporada . A porta lá ficou aberta pra mim o diretor do clube deixou claro que eu poderia voltar no final de janeiro para jogar a temporada inteira , depois que surgiu essa oportunidade no Operário conversei com meu pai e decidi que eu poderia jogar ainda no Brasil e mais pra frente voltar a sair do país .


e como tá no Operario?


R: To procurando meu espaço e estamos no final da pré temporada , ainda antes do ano novo espero estar acertando contrato por aqui , estou confiante .


e sonha um dia, jogar profissionalmente pelo Flamengo?


R: Depois da minha saida de lá , esse sonho meio que se despedaçou, mas claro que ainda resta partes dele dentro de mim!


e qual a importancia o futsal teve pra você?


R: Acredito que o futsal proporciona a base pra um grande jogador de futebol de campo , é fundamental pra qualquer jogador que esteja começando, futsal é minha paixão , haha!


trocaria campo por salão?


R: No momento não . Acredito que depois que essa lacuna financeira que existe do futsal pro campo acabar, muitos jogadores vão optar por jogar futsal .


acha que voce, que ficou muito tempo no Flamengo, merecia uma atençao melhor?
 R: Não digo nem atenção, mas sim um pouco de paciência na minha volta , se ouvessem um pouco a história hoje poderia ser contada de outra maneira .


Felipe Longo chegou ao Flamengo com apenas 6 anos, jogando futsal, e saiu com 18 anos, depois de uma grave lesão, ainda em processo de recuperação... hoje, Felipe está jogando profissionalmente no Operario, e quem sabe um dia, ele volta ao Flamengo...


"nunca tive passagem por outros clubes , minha vida literalmente foi só Flamengo ."
"depois de tantos anos , me senti muito injustiçado ao sair da maneira que foi" 


Felipe Longo em ação na Suecia, jogando profissionalmente

3 comentários:

  1. Muito Boa sua entrevista com Felipe Longo. Parabéns...meu twitter @alexandrekuyt

    ResponderExcluir
  2. felipe longo parabéns isso é uma prova que nunca se deve desistir dos seus sonhos tem que seguir com a cabeça levantada,não só por que você levou um NÃO você vai desistir isso ai, linda história desejo muita sorte para você ,ok abraço.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir